Resumo

Este trabalho teve como objetivo a investigação de um instrumento que avaliasse o nível de adaptação ao meio líquido com crianças portadoras de paralisia cerebral, o qual pudesse ser utilizado em situações de ensino e pesquisa. Foi utilizado uma adaptação do instrumento de KILLIAN et al. (1987), o qual utilizou uma escala de níveis com cinco escolhas, juntamente com a anotação das respostas satisfatórias e insatisfatórias destes níveis. Quatorze crianças fizeram parte do estudo, sendo portadoras de paralisia cerebral (seis do tipo diplegia espástica, uma do tipo quadriplegia espástica e uma do tipo hemiplegia espástica e seis crianças não portadoras de paralisia cerebral, de ambos os sexos, com idades variando entre oito anos e dois meses e treze anos e cinco meses. Elas foram observadas individualmente por dois examinadores que preencheram o instrumento (X1 e Y1) e filmadas simultaneamente. Posteriormente, os examinadores assistiram à filmagem, preenchendo novamente o instrumento (X2 e Y2). As respostas foram então comparadas com mais oito verificadores (V). O instrumento demonstrou uma boa concordância intra-examinadores (X1 x X2 = 81,86% e Y1 x Y2 = 80,76), com distribuição de qui-quadrado (X2 = 25,94, p > 0,05) e uma concordância inter-examinadores no momento da coleta de dados (X1 x Y1 = 76,36) e após a verificação por vídeo (X2 x Y2 = 80,75), com distribuição de qui-quadrado de 26,83, onde p > 0,05. O instrumento foi considerado satisfatório para utilização em situações de instrução e pesquisa com as crianças examinadas.

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