Adaptação cardiovascular após inclusão do treinamento intervalado com resistência elástica em um programa público de orientação ao exercício: Um estudo piloto
Por Luciana Carletti (Autor), Lenice Brum Nunes (Autor), Waldir Zanotti Nascimento (Autor), Leticia Nascimento Santos Neves (Autor), Victor Hugo Gasparini Neto (Autor), Sabrina Pereira Alves (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
A resistência elástica é comumente utilizada no treinamento físico. O treinamento intervalado com resistência elástica (EL-IT), aplicado em um programa público de orientação ao exercício, promoveu redução aguda da pressão arterial sistólica, até 60 min pós esforço. Entretanto não se sabe se o EL-IT apresentará alterações hemodinâmicas similares a longo prazo após um período de treinamento. Objetivo: Avaliar as adaptações crônicas de um EL-IT nas variáveis hemodinâmicas (pressão arterial sistólica e diastólica e média – PAS, PAD e PAM; frequência cardíaca - FC; débito cardíaco -DC; volume sistólico – VS; resistência periférica total - RPT) de mulheres frequentadoras de um Programa de Orientação ao Exercício Físico (PROEF) do município de Serra – ES. Métodos: Oito mulheres (59±7,2 anos, 66,4±11,9 kg e 155,5±6,7 cm) participantes do PROEF foram submetidas a 16 semanas de exercício físico, 2x por semana com intervalo de 48h. 1º dia: exercício de circuito com pesos livres, 2º dia: EL-IT -10 x 1min de caminhada ou corrida vai e vem segurando um tubo elástico (nº 204) na altura da cintura. As variáveis hemodinâmicas foram medidas em repouso, via fotopletismografia por infravermelho no Finometer® (Finapres Medical System, BV Holanda). Após verificação da normalidade foi realizado teste t pareado e calculado tamanho de efeito (d de Cohen), considerando p<0,05. O programa estatístico utilizado foi o GraphPad prism 8.4.3. Resultados: A frequência de participação foi de 69±13%. Não houve diferença estatística na PAS (p=0,27), PAD (p=0,45), PAM (p=0,45), DC (p=0,29), RPT (p=0,27) e VS (p=0,14). A FC reduziu em 12,5% (72±11,4 vs. 63±8,8; p=0,03; d=0,89). Conclusão: O EL-IT foi aplicável e reduziu a FC de repouso após 16 semanas de treinamento físico. Entretanto, trata-se de um estudo piloto e poder estatístico de 49% (erro β), necessitando de estudos clínicos randomizados longitudinais para confirmar os achados.