Resumo
56
A proposta se configurou no desenvolvimento de um aplicativo para smartphones sobre as regras do futebol com versões para Android e iOS, e disponibilização para a instalação através das stores. O produto técnico transformou um documento emitido pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association), que foi enviado a todas as Confederações Nacionais, denominado Trivia, para um aplicativo de smartphones, com o objetivo de oferecer uma ferramenta de facilitação tecnologia, para quem deseja conhecer as regras do futebol. O referido documento consiste em perguntas e respostas sobre as regras do Futebol e é disponibilizado em formato PDF para todos os interessados em ter conhecimento sobre as regras da modalidade. Especificamente a versão em Português é disponibilizada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a partir dessas questões são também elaborados os testes teóricos para avaliação/formação de árbitros. O aplicativo apresenta 817 perguntas, sendo 497 perguntas classificadas como “difíceis” e 320 perguntas classificadas como “fáceis”, segundo a definição da própria Trivia, ambas com quatro alternativas sendo apenas uma correta. Ao instalar o aplicativo o usuário pode escolher entre a opção Trivia onde ele escolhe entre perguntas fáceis, perguntas difíceis e qual regra escolher, tendo o feedback se acertou a questão, ou fazer a opção “Trivia Quiz", a qual simula uma prova, também com a opção de escolha entre perguntas fáceis, perguntas difíceis ou ambas, aleatorizando as questões sobre as 17 regras do jogo. O aplicativo, uma vez instalado no smartphone, não necessita de disponibilidade de internet para funcionamento, pois o mesmo funciona em modo off-line e também não há necessidade de nenhum cadastro. Na opção Trivia o usuário escolhe o nível de dificuldade e a regra que estará respondendo, logo após a resposta para cada questão o mesmo visualizará imediatamente se respondeu corretamente ou qual questão seria a correta. A opção “Trivia “Quiz" é composta por 20 perguntas aleatórias obedecendo a escolha inicial do usuário, simulando assim as provas teóricas que os árbitros são submetidos; O usuário poderá avançar e retroceder as perguntas. O tempo máximo para término será de 30 min., 70% de acerto é o placar para ser considerado aprovado. Cada questão terá valor de cinco pontos e ao final será apresentada a pontuação total e também se o usuário foi aprovado ou não, obedecendo a mesma configuração dos testes aplicados pelas Federações Estaduais em versão impressa, exceto pela opção de escolha dos níveis difícil e fácil. O usuário somente pode ver o placar após responder todas as questões ou clicar em “finalizar Quiz". Acredita-se que o aplicativo Trivia possa ser um facilitador tecnológico para o conhecimento das regras do futebol.