Adaptação Transcultural e Avaliação das Propriedades Psicométricas e Estrutura Factorial da Versão Portuguesa da Coaching Efficacy Scale (cesp).

Por: António Manuel Fonseca, Daniel Duarte e Julio Garganta.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - n.3 - 2012

Send to Kindle


.Resumo

Da análise da literatura da especialidade, resulta que a Coaching Efficacy Scale (CES) se tem constituído como o principal instrumento utilizado pelos investigadores para avaliar a efi-cácia dos treinadores desportivos. Assim, o objectivo deste estudo consistiu em proceder à sua tradução e adaptação transcultural para a realidade portuguesa, bem como à avaliação da qualidade das propriedades psicométricas e da estrutura factorial da versão resultante (i.e., da CESp). Participaram 244 futebolistas seniores masculinos de clubes participantes na Primeira e na Segunda Liga Portuguesa de Futebol Profissional, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos de idade. De uma forma geral, a análise dos resultados relativos às matrizes de correlações inter-item, item-total e inter-factor e aos valores dos alfas de Cronbach evidenciou a fiabilidade da CESp. Adicionalmente, as AFC revelaram que os mode-los de medida unidimensional e multidimensional (constituído por quatro factores idênticos aos propostos pelos autores da versão original e reforçados em vários estudos posteriores) apresentaram um ajustamento aceitável à matriz de covariância dos dados empíricos reco-lhidos, sugerindo, portanto, que pode ser usada com confiança tanto como uma medida glo-bal para a avaliação da eficácia dos treinadores como para avaliar individualmente cada uma das quatro facetas nela representadas. Nesse sentido, recomenda-se pois a sua utilização por parte dos investigadores nacionais interessados nesta área do conhecimento

Endereço: https://rpcd.fade.up.pt/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.