Adaptações Para o Ensino dos Esportes de Raquete: Uma Experiência em Um Projeto de Extensão
Por Eduardo Rodrigues Oliveira (Autor), Camila Amato (Autor), Thiago Leonardi (Autor), Guy Ginciene (Autor).
Resumo
Introdução: O projeto de extensão Escola de Esportes é oferecido na UFRGS para crianças de 6 a 10 anos e tem como objetivo a iniciação multiesportiva. Formavam a equipe do projeto 03 alunos de graduação e 03 docentes. As unidades de ensino de um semestre foram dedicadas ao ensino da lógica interna dos esportes de raquete. Objetivo: O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência com adaptações de materiais para o ensino da lógica interna dos esportes de raquete. Desenvolvimento: A experiência fez parte de uma pesquisa-ação, com reuniões periódicas entre a equipe e utilização de diário de campo. A primeira adaptação foi a utilização de raquete de mão feita de papelão, para facilitar a compreensão dos aspectos táticos das modalidades, auxiliar a familiarização com os esportes de raquete e possibilitar a todos ter o seu próprio material. O implemento também foi adaptado, utilizando bolas maiores e mais lentas com enfoque na manutenção do jogo. Para a representação das modalidades sem quique, as bolas de espuma foram envolvidas em sacolas plásticas, com o objetivo de desacelerar a trajetória e fazer com que as crianças se mantivessem por mais tempo no ponto. A adaptação dos materiais, tornou o jogo possível. Com isso, conseguimos desenvolver jogos em que os alunos compreendessem o objetivo de enviar a bola de maneira a dificultar o adversário. Assim, os jogos seguiram a lógica de ataque - como "marcar o ponto”, "criar espaços para atacar" - e defesa - defender os espaços e "defender um ataque, ganhando tempo". Conclusão: As adaptações de materiais foram fundamentais para o sucesso da intervenção realizada. As crianças puderam se manter ativas durante todas as aulas, conseguindo jogar por mais tempo, e obtendo sucesso tático e técnico conforme os níveis de experiência e as idades. Palavras-chave: