Resumo

o Curso de Monitor da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), existente desde 1933, possui a finalidade de, segundo seu currículo, habilitar sargentos do Exército Brasileiro e outras forças, para os cargos de Sargento Auxiliar de Treinamento Físico Militar das Organizações militares e Monitor de Educação Física dos Estabelecimentos de Ensino, porém percebe-se que suas competências vão bem além disso. Além de atender interesses particulares e de produzir uma melhora na qualidade de vida de determinadas parcelas da sociedade existe uma diretriz instituída neste ano de 2005 pelo Diretor Geral dos assuntos ligados ao ensino dentro do Exército Brasileiro, o comandante do DEP, que determina que seus escalões subordinados, providenciem o registro dos cursos militares ao MEC. Seria portanto de triplo interesse esta adequação para que assim este curso se enquadre em algum dos níveis de ensino do MEC: do sargento-aluno; do Exército Brasileiro; e da sociedade. O curso que foi pensado inicialmente neste trabalho, que seria um curso nível técnico civil em Educação Física, com essa nomenclatura já não existe atualmente. O que são encontrados são cursos profissionalizantes em níveis tecnológico e técnico. Neste caso pelas normas previstas no MEC, se enquadraria para o currículo do Curso de Monitor, por questões de carga-horária e disciplinas, mais convenientemente o nível técnico. A área desse curso técnico profissionalizante previsto pelo MEC. que pode ter seu currículo equiparado ao curso em questão é: LAZER E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, preferencialmente nas habilitações Recreação e Lazer. Conforme apresentado nos resultados possui uma carga-horária até já existente no Curso de Monitor. bem como a maioria das disciplinas que o farão revelarem o perfil do profissional de Lazer e Desenvolvimento Social. O objetivo geral deste trabalho foi avaliar o contexto institucional do Curso de Monitor de Educação Física com o propósito de elaborar uma proposta de procedimentos para uma adequação curricular entre este e curso nível técnico em Educação Física do meio civil. Para chegar ao produto final desta avaliação de contexto, foi necessário definir o contexto de funcionamento deste "novo" curso; identificar e avaliar as necessidades e oportunidades e diagnosticar problemas subjacentes, tudo isso previsto na metodologia de Stufflebeam adaptada por Beresford que definiu o esquema, metas e objetivos para a proposta de adequação curricular. No entanto segundo esta metodologia, esta avaliação de contexto seria a primeira das quatro avaliações necessárias para se concretizar o objetivo final, não deste trabalho, mas do chefe do DEP, de reconhecimento dos cursos ministrados pelo DEP, neste caso, o Curso de Monitor da EsEFEx. Este fato contribui ainda para a relevância deste estudo, pois pode gerar um impacto na sociedade militar, que poderá utilizá-Io como modelo para outros reconhecimentos de curso. Da análise dos resultados obtidos, concluiu-se que é verdadeira a hipótese de que é possível adequar o currículo do Curso de Monitor de Educação Física da EsEFEx a um currículo de um curso técnico civil, desde que sejam seguidos determinados procedimentos.

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