Resumo

Aspectos sociais, pessoais, familiares ou pedagógicos, contribuem na escolha e permanência do indivíduo por uma determinada profissão. No cenário investigativo, observa-se que, as pesquisas não têm contemplado integralmente a análise da aderência à carreira docente de Educação Física, sob os aspectos relacionados a escolha, permanência e abandono do magistério público, além de não contemplarem a análise de distintas esferas administrativas, estadual, federal e municipal em um único estudo. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a aderência à carreira docente, considerando os motivos de escolha, permanência e abandono por professores de Educação Física, atuantes na rede pública de educação da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Participaram 13 professores efetivos de Educação Física, com mais de 20 anos de atuação profissional. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e para análise das informações foi empregada a técnica de investigação qualitativa Entrevista Transcrição Categorização e Interpretação (ETCI). As informações obtidas revelaram que a principal motivação intrínseca e extrínseca pela escolha da profissão foi o gosto pelos esportes e a influência de terceiros, respectivamente. A permanência na carreira foi motivada pelo prazer adquirido em trabalhar na escola, a experiência no ensino da Educação Física, a efetividade e a estabilidade profissional. De maneira geral, os professores de Educação Física relataram que nunca sentiram o desejo total de abandonar a carreira docente. Concluiu-se que o esporte foi determinante para a escolha da profissão, porém a permanência no contexto de intervenção foi determinada pelo sentimento de realização e prazer com a carreira da docência escolar.

Acessar