Adesão à consultoria de treinamento online Fatores determinantes para praticantes de exercícios físicos
Por Gabriela Borba Araújo (Autor), Leda Sallete Ferri do Nascimento (Autor), Patrick da Silveira Gonçalves (Autor).
Resumo
Este estudo teve como objetivo compreender os fatores que levam praticantes de exercícios físicos a aderirem a consultorias de treino online, um mercado que cresceu significativamente durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa exploratória qualitativa foi realizada com 10 praticantes residentes em Porto Alegre, RS, através de um questionário semiestruturado. Os resultados indicam que fatores como confiança no profissional, custo-benefício, flexibilidade de horários e adaptação à rotina foram determinantes para a escolha das consultorias online. Além disso, observou-se que a motivação e a competência do personal trainer são cruciais para o sucesso do treinamento a distância.
Referências
ALVES, Eduardo Fabrício Medeiros. Teleconsulta em tempos de pandemia COVID-19: percepção de nutricionistas sobre a experiência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Curso de Nutrição, Santa Cruz, RN, 2022.
ANVERSA, Ana Luiza Barbosa; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Personal trainer: competências profissionais demandadas pelo mercado de trabalho. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 3, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i3.14418. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/14418. Acesso em: 30 jun. 2024.
ARAUJO, Jovana Benoiel de Farias. Promoção da saúde em utentes com diabetes: a importância do teleatendimento em consultas de nutrição. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Educação para a Saúde) - Escola Superior de Educação de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/38695. Acesso em: 30 jun. 2024.
BLOCK, Peter. Consultoria Infalível: um guia prático inspirador e estratégico. São Paulo: M. Books, 2013.
BOSSLE, Cibele Biehl. Personal trainer & Cia. Noções de marketing na literatura sobre treinamento personalizado. 2009. Dissertação (Mestrado) – UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física da UFRGS, Porto Alegre, 2009.
CONFEF. Comunicação. Disponível em: https://www.confef.org.br/confef/comunicacao/revistaedf/4580. Acesso em: 23 ago. 2021
DOMINGUES FILHO, Luiz Antônio. Manual do personal trainer. 5. ed. São Paulo: Icone, 2015.
GALINARI, R. et al. Comércio eletrônico tecnologias móveis e mídias sociais no Brasil. BNDES Setorial, v.41, p.135–180, 2015.
HOLTZ, Herman. Como ser um consultor independente de sucesso. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 21 e p. 46. Disponível em: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1428/minayo__2001.pdf. Acesso em: 31 ago. 2021.
PEREIRA, Maria J. L. B. Na Cova dos Leões: o consultor como facilitador do processo decisório empresarial. São Paulo: Makron Books, 1999.
RODRIGUES, C. E. C. Personal Training. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.
SEBRAE. Personal trainer. Disponível em: http://intranet.df.sebrae.com.br/download/portal/personal-trainer.pdf. Acesso em: 26 ago. 2022.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.