Integra

introdução:

o projeto de dança educacional realizado na escola professor altino corsino da silva flores tem recebido vários adeptos e mantido muitas alunas ao longo desses 5 anos. para tanto o objetivo deste estudo foi analisar a adesão e permanência no referido projeto, bem como traçar um perfil sócio-demográfico e verificar a contribuição deste no contexto de vida das alunas.


 metodologia:

o estudo caracterizou-se como uma pesquisa de campo descritiva diagnóstica do tipo estudo de caso cuja amostra foi constituída pela população de doze (12) alunas que fazem parte do referido projeto. como instrumento utilizou-se uma entrevista semi-estruturada contendo vinte e duas (22) questões que foram coletadas pela pesquisadora na própria escola das alunas. fez-se uso da estatística descritiva mediante cálculo de freqüência simples.


 resultados:

as alunas são na sua maioria adolescentes cuja média de idade está entre 15,5 anos, de descendência africana, residentes próximo da escola na periferia de são josé, pertencentes à classe média baixa, sendo que todas são sustentadas por seus pais. são estudantes que aderiram ao projeto primeiramente por gostar da própria dança e a mesma apresentar-se de forma prazerosa, tendo como fator de motivação as seqüências coreográficas que tem se tornado algo desafiador contribuindo para o relacionamento social e as escolhas do conteúdo de dança que vem respeitar o contexto de vida dessas alunas. a permanência por mais de 3 anos deu-se pelas oportunidades que surgiram em participar de outras modalidades, devido ao desenvolvimento no que se refere ao ritmo e garbo, também por sentirem-se valorizadas diante de amigos e educadores e pelas amizades conquistadas ao longo do projeto que as levaram a uma vida social mais regrada.


 conclusões:

o projeto parece elevar a auto-estima na percepção das alunas, despertando segurança, o gosto e o prazer de mostrar suas potencialidades, de trocar experiências com os outros grupos, de mostrar através da dança sua história e suas raízes afro-descendentes permitindo a realização de um projeto de vida.