Resumo

Nos conceitos do marketing atual ou de uma administração voltada para o marketing, tem-se a preocupação com os clientes que estão ligados a sua instituição e em como atender seus desejos e necessidades. Surgem algumas questões: Como atingir o cliente e mantê-Io? Como os clientes vêem a qualidade dos serviços no Lazer? E para o administrador, quais são as melhores formas de implementar serviços? Quais os pré-requisitos necessários para tal ação do marketing de serviços no Lazer? Quais as condições que podem diminuir as incertezas do trabalho futuro a ser prestado? Quais as interfaces entre o Lazer e o marketing de serviços? Este estudo é a discussão dos dados levantados referentes aos temas anteriormente citados: administração de marketing, administração em Lazer, espaços e equipamentos em Lazer,
marketing de relacionamento, marketing de serviços. Como metodologia, foram realizadas pesquisas bibliográficas junto ao sistema de bibliotecas da Unicamp, base de dados em cd rom  da Unesp, Usp e Unicamp (UNIBIBLI), pesquisa documental de materiais, observação participante, e entrevistas junto aos órgãos vinculados ao assunto. Foi possível observar a existência de instrumentos em marketing que auxiliam a tomada de decisões na condução das ações profissionais. A discussão sobre o macroambiente do marketing, e o microambiente do relacionamento da instituição com os clientes e os elementos presentes na concepção de marketing de serviços, apresentam alguns indicadores possíveis de serem observados e organizados metodologicamente, a partir dos casos estudados na pesquisa em questão.

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