Resumo

O principal propósito deste estudo foi o de buscar na informação e na atuação de professores de Educação Física, elementos capazes de fornecer os dados para configurar o conhecimento necessário ao profissional de Educação Física para atuar como administrador de Educação Física. O estudo caracterizou-se como sendo uma pesquisa descritiva pela natureza dos assuntos tratados e pela técnica de coleta de dados empregada. A população-alvo constituiu-se de todos os professores pertencentes ao Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em exercício nas suas atividades profissionais no curso de Educação Física e Prática Desportiva no segundo semestre de 1988. O estudo atingiu a totalidade dos componentes do universo que contou com o número total de 44 (quarenta e quatro) professores. Como instrumento de medida, utilizou-se entrevista não-estruturada, visando a alcançar maior riqueza e clareza nas respostas e os depoimentos foram categorizados, classificados e organizados de acordo com a necessidade das informações para o estudo. Com base na análise e discussão dos resultados, foi possível chegar-se às seguintes conclusões: os conhecimentos dos professores do DEF da UEM em relação à administração, apresentaram-se basicamente quanto aos aspectos da organização de competições de desportos, leis e regulamentos da Educação Física, e através de suas experiências constatou-se que as atividades dos professores de Educação Física não se restringem ao ensino e se estendem às diferentes atividades administrativas.O confronto entre os conhecimentos sugeridos pelos professores como importantes e necessários e os problemas apresentados na administração do departamento permitiram estabelecer a relação entre os mesmos. Possibilitou também determinar a contribuição da ciência da administração no procedimento administrativo dos professores de Educação Física, através do entendimento das funções de planejamento, organização, direção e controle que compreendem o processo administrativo. Outros tipos de conhecimento considerados imprescindíveis para os administradores de Educação Física ficaram evidenciados nas sugestões dos professores e na análise do conteúdo programático da disciplina "Organização e Administração da Educação Física" do curso de Educação Física da UEM. Os subsídios para a proposta de reformulação do conteúdo programático da disciplina, baseados nas conclusões deste estudo, visam a atualizar os conhecimentos dos professores de Educação Física, esperando que este conhecimento teórico possibilite uma prática coerente no desenvolvimento da Educação Física.

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