Atuação do Profissional de Educação Física em Programa de Reabilitação Para Pacientes em Recuperação da Covid-19: Um Relato de Experiência
Por Priscila Tatiana da Silva (Autor), Rogério Henn Kappel (Autor), Miriam Beatris Reckziegel (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO: A pandemia COVID-19, causada pelo vírus SAR-COV-2, foi declarada pela Organização Mundial da Saúde em março de 2020. No entanto, devida complexidade, ainda surgem estudos sobre o tema. Acrescenta-se, os desafios das diversas áreas da saúde e orientações da resolução CONFEF No 391/2020, que aponta a necessidade de descrever as contribuições do Profissional de Educação Física no âmbito hospitalar. OBJETIVO: descrever a atuação do Profissional de Educação Física, no atendimento aos pacientes pós COVID-19, durante a pandemia, em reabilitação hospitalar. MÉTODO: Trata-se de relato de experiência, sobre atendimento prestado a pacientes que tiveram diagnóstico de COVID-19, atendidos em Programa de Reabilitação em hospital do sul do Brasil. O relato baseia-se na atuação de dois Profissionais de Educação Física, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. RESULTADOS: A reabilitação Pós COVID-19, com atuação de fisioterapeutas e profissionais de educação física, foi implantada para atender pacientes em recuperação da COVID-19 que após alta hospitalar apresentaram debilidades. O programa atende seis pacientes, com sintomas de dispneia, hipoxemia e redução da força muscular. Os atendimentos são em grupos de quatro pacientes, cada um com seu profissional de referência. O profissional de educação física atua na prescrição e orientação das sessões de exercícios, objetivando recuperação, tratamento de sintomas e fatores associados (diabetes, obesidade, etc.). Junto da equipe, o profissional define duração, frequência, intensidade e critérios de interrupção a serem adotados na intervenção. O protocolo das sessões é estruturado em aquecimento, exercícios resistidos, aeróbicos e desaquecimento. Exercícios aeróbicos ocorrem em bicicleta e esteira ergométrica e os resistidos baseiam- se na aplicação de exercícios funcionais. Na resposta ao treinamento, identifica-se progresso no quadro clínico, desenvolvendo capacidade cardiorrespiratória, funcional e força muscular. A inserção do profissional de educação física garante a troca de conhecimento entre áreas, possibilitando complementaridades na prescrição de exercícios e aprendizagem de aspectos fisiopatológicos, prestando ao paciente atendimento integral. CONCLUSÃO: O atendimento do Profissional de Educação Física a pacientes pós COVID-19 em reabilitação hospitalar demonstra as contribuições deste enquanto especialista em prescrição do exercício físico e impacta na oferta de cuidado integral ao
paciente.