Agora não tenho medo de lutar A aplicação de um modelo global de ensino das lutas na escola
Por Allan James Moreira (Autor), Alexandre Etechebere (Autor), Mariana Simões Pimentel Gomes (Autor).
Resumo
As Lutas são práticas pouco oferecidas nas escolas. Os principais motivos são: as lacunas sobre esses temas durante a formação dos professores, as inseguranças desses mesmos ao operar tais conteúdos e a ausência de materiais ou espaços adequados. Por meio de um estudo de caso instrumental, o trabalho em questão tem o objetivo de apresentar um projeto de intervenção prática, que trabalhou o conteúdo das Lutas com terceiros e quartos anos do ensino fundamental em uma cidade do interior de São Paulo, durante o período de contraturno. Ao estruturar os conteúdos a partir de um modelo global de ensino baseado nos princípios condicionais e grupos situacionais, as Lutas puderam ser trabalhadas de maneira lúdica e adequada ao público-alvo. Espera-se oportunizar subsídios para que professores de Educação Física possam se apropriar dos conhecimentos e reflexões aqui expressas para implementarem estas manifestações em seus contextos.
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