Agressividade de Crianças Inseridas no Projeto Nadar, de Acordo com Gênero, Raça, Atividades em Tempo Livre e Comportamento dos Pais
Por Brunna Librelon Costa (Autor), Ronilson Ferreira Freitas (Autor), Gustavo Souza Santos (Autor), Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis (Autor), Betânia Maria Araújo Passos Ogando (Autor), Josiane Santos Brant Rocha (Autor).
Em Pensar a Prática v. 16, n 4, 2013. Da página 15 a -
Resumo
A agressividade na infância instiga à busca pelas causas deste comportamento que prejudica o desenvolvimento saudável da criança. Objetivou-se analisar a agressividade de crianças incluídas em um projeto social de natação de acordo com as atividades feitas em tempo livre, comportamento dos pais, gênero e raça. Trata-se de um estudo descritivo, onde 100 crianças de ambos os sexos e idades entre 7 e 12 anos foram avaliadas. A escala de agressividade utilizada analisou a agressividade familiar, escolar e geral. Os resultados mostram maior agressividade familiar e geral em crianças agredidas fisicamente pelos pais e que os meninos são mais agressivos que as meninas no ambiente escolar significativamente (p>0,05). Recomenda-se trabalhos longitudinais com foco na relação pais/filhos para compreender o desenvolvimento da agressividade na infância e com amostras mais representativas para que esta conduta possa ser explorada em diferentes realidades.