Resumo

O futebol produz paisagens em vários locais, independente de suas origens ou localização geográfica, entre estes locais, está a escola. Este trabalho discute a temática do futebol na produção de paisagens e no ensino de Geografia. Através do futebol e a partir da noção do conceito de paisagem, produzida e reproduzida nos simbolismos das práticas culturais, nesta dissertação são problematizadas as imagens veiculadas na mídia sobre futebol e investiga-se em que medida os alunos compreendem a produção das paisagens através do futebol. A dissertação apresenta reflexões da paisagem do futebol, procurando mostrar a partir do solo teórico da Geografia Cultural, que há vários simbolismos nestas paisagens inscritas no espaço geográfico. Diante disso, analisa-se as formas e os valores que as paisagens deste esporte vêm adquirindo e que possibilitam que os alunos tenham compreensão diversificada da e na paisagem. Utiliza-se como ferramentas teóricas os conceitos de paisagem, identidade, consumismo para analisar o material empírico desta pesquisa. Este compreende atividades didáticas com imagens, reportagens e vídeos, construção de textos, e elaboração de desenhos e questionários sobre as discussões geradas em aulas por alunos do ensino fundamental de uma escola pública. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância dos estádios de futebol como elemento matriz no simbolismo para produção das paisagens desse esporte. Os dados confirmam que as paisagens geradas pelo futebol incentivam os alunos a realizarem investimentos constantes para se manterem torcedores atrativos e desejáveis. Também, o futebol destaca-se como um importante elemento na formação da identidade dos alunos, que pode relacionar-se às paisagens e ao consumo. Assim, foi possível analisar sobre a presença do futebol no cotidiano dos alunos, de forma a produzir paisagens, principalmente através dos valores simbólicos vinculados ao esporte que se manifestam nas paisagens, seja em locais próximos ou distantes dos alunos. Neste contexto, a mídia apresenta-se como uma importante forma de influenciar os alunos em relação aos simbolismos das paisagens, na formação de identidades e no consumo relacionado ao futebol. Com as atividades conseguiu-se analisar com os alunos as paisagens produzidas pelo futebol e proporcionar a reflexão sobre as mesmas.

Acessar Arquivo