Resumo

Essa é uma pesquisa qualitativa baseada nos pressupostos da pesquisa-ação. Nela investigamos uma proposta pedagógica na qual consideramos os eventos de culminância como parte do processo de ensino-aprendizagem. Essas culminâncias, por sua vez, foram organizadas seguindo princípios orientadores concebidos a partir da construção coletiva entre três professores de Educação Física que trabalham na mesma unidade escolar no município de Quissamã-RJ. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é investigar uma proposta pedagógica baseada em sequências didáticas que incorporam os eventos de culminância ao currículo da Educação Física. A pesquisa foi dividida em duas etapas: na primeira participaram 3 professores, incluindo o autor desta dissertação que se organizaram para discutir sobre os objetivos da Educação Física escolar e o único evento tematizado pelo componente curricular na rede de ensino pesquisada; e na segunda etapa foram desenvolvidas duas sequências didáticas, seguindo o planejamento anual dos professores, que culminaram em eventos relacionados ao conteúdo de cada bimestre em que foram aplicadas as intervenções. Concluímos que a organização de eventos em consonância com o componente curricular Educação Física é uma possibilidade exequível, apresentando-se como uma estratégia de adesão dos alunos às aulas, além de proporcionar um caminho para a construção da autonomia, criatividade e protagonismo e fortalecimento da Educação Física como componente curricular da Educação Básica.

Acessar