Resumo

O planejamento faz parte da função do professor para organização do seu conteúdo a ser ministrado, mas isso nem sempre é possível ao considerar o ambiente escolar e sua disponibilidade. A metodologia da presente pesquisa contou com uma amostra composta por 20 alunos do 9º ano turma A da Escola Municipal Doutor Xenofonte Mercadante localizada na cidade de Orizânia – MG. Os estudantes responderam a uma entrevista sobre quais os motivos da não participação nas aulas de EF, a partir das respostas, verificou-se que a repetição de conteúdos era o principal motivo a causar um desconforto aos discentes em participar das aulas. Também foi elaborado um questionário com o objetivo de obter um maior número de informações sobre os alunos, gerando subsídios para entender a sua realidade socioeconômica e cultural, assim como, suas expectativas quanto ao componente curricular da EF. Através de 28 questões, entre fechadas e abertas, impressas em uma folha de papel A4, foi estipulado o tempo de 20 minutos para responder. Todos os alunos responderam às perguntas antes do término do tempo e não deixaram de responder nenhum questionamento. Buscou-se então, a criação de uma Unidade Didática a ser desenvolvida em um período de 26 aulas. Onde proporcionou-se ao aluno o protagonismo na elaboração do planejamento com o intuito de diminuir o afastamento das aulas e, ao ter o estudante como coautor na elaboração da Unidade Didática também contemplar um número maior de práticas corporais desenvolvidas nas aulas. No início da realização da pesquisa, notou-se uma certa insegurança dos alunos sobre se de fato eles teriam uma voz ativa na escolha dos conteúdos e se, de fato, os mesmos seriam tratados nas aulas.

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