Além dos muros da creche: possibilidades para uma educação física na relação com a natureza
Por Vitor da Silva Gonçalves (Autor).
Resumo
O caderno de registro avaliativo do professor deu origem a presente exposição fotográfica, a qual tem como objetivo apresentar, possibilitar e refletir sobre as possibilidades da Educação Física para além dos muros de uma creche, Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM), de Florianópolis – Santa Catarina (SC), em sua relação com a natureza. As imagens dizem respeito às intervenções pedagógicas realizadas durante o ano de 2020 e trazem possibilidades para a Educação Física na relação com a natureza, por meio das próprias práticas corporais na natureza e dos jogos e brincadeiras. Para tratar tais conteúdos foram utilizados os temas geradores, pautados em Paulo Freire (1987, 1967), por meio dos elementos da natureza (vento, água e terra) e também do Circo, como forma de valorizar o mundo vivido das crianças e a cultura local presente nos arredores do NEIM. Cabe ressaltar que o caminho dado ao trato do conhecimento e os questionamentos que surgiram foram trazidos pelas próprias crianças devido ao uso da abordagem de ensino da Educação Física de aulas abertas de Heiner Hildebrand. Isso possibilitou também a transformação e subversão dos espaços e dos jogos e brincadeiras oportunizados a elas. Tais temáticas fizeram parte do planejamento durante o ano inteiro, devido as grandes criações e transformações foi possível oportunizar a ampliação das possibilidades da cultura corporal de movimento às crianças, além de explorarmos os núcleos de ação pedagógica (NAPS), citados nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil de Florianópolis – SC, como a relação com a natureza e o meio ambiente, as brincadeiras, as relações sociais e culturais, as linguagens visuais, entre outros. Os registros fizeram parte do processo formativo das crianças para que pudessem se perceber nesse processo de construção dos momentos da Educação Física e auxiliaram no processo avaliativo do professor, mesmo que sem objetivo de promoção. Foram tão potentes que ao fim do ano foi possível criar um conceito próprio, a partir das bases teóricas utilizadas, da importância e necessidade da Educação Física na Educação Infantil. Sendo assim, vejo que pensar a Educação Física no espaço da Educação Infantil é oportunizar possibilidades de ampliação da cultura corporal de movimento às crianças, respeitando suas individualidades e necessidades, bem como seu tempo, organização de suas rotinas, possibilitar a transformação e ressignificação dos espaços, do movimento e dos brinquedos. Busca-se também que interajam e socializem a fim de aprender com o outro respeitando suas individualidades e diferenças para ampliar seu desenvolvimento por meio de experiências significativas.