Resumo

A Finlândia tem uma longa história de promoção da alfabetização midiática como uma ferramenta crítica para uma democracia estável e uma sociedade saudável.

Aprendemos sobre o mundo por meio de várias mídias, como sites de notícias com fins lucrativos, canais de TV financiados pelo Estado e, sim, até mesmo memes da internet. Por décadas, as pessoas da Finlândia acreditam que compreender adequadamente como o mundo da mídia funciona é crucial para uma sociedade saudável.

E se alguém dissesse a você: “Memes em forma de desenhos influenciam minhas decisões de voto”? Isso pareceria bobo, mas também poderia conter um elemento de verdade. Não devemos considerar um meme como fonte confiável de informação, mas os memes podem afetar as crenças e comportamentos das pessoas.

“Eu definiria a alfabetização midiática como o conjunto de habilidades que você precisa para analisar, comunicar, colaborar e criar mídia”, diz Leo Pekkala, diretor adjunto do Instituto Nacional Audiovisual Finlandês, uma agência governamental vinculada ao Ministério da Educação e Cultura. As funções do instituto incluem promover e desenvolver a educação midiática.

Acessar