Alguns recursos digitais
Parte de Tecnologias digitais no ensino do esporte . páginas 47 - 58
Resumo
As tecnologias digitais, de acordo com Kenski (2012), são resultado da confluência entre os recursos da computação atrelados à transmissão e recepção de dados, imagens, sons, textos em diversos tipos de suporte que reúnem esses conteúdos em um hibridismo que mescla a linguagem oral, escrita e digital. Buenos e Gomes (2011) acrescentam que essas tecnologias envolvem recursos e possibilidades para comunicar e obter informações e dispõem de um aparato de ferramentas e recursos telemáticos que incrementa e facilita a propagação de informações e de possibilidades de comunicação, por meio de satélites e redes digitais de internet. Numa interpretação mais ampla, Behrens (2013) destaca que essas tecnologias podem ser entendidas como recursos de hardware, software e redes de computadores. Em relação aos benefícios dessas ferramentas para o ambiente educacional, Behrens (2013) destaca que as tecnologias digitais podem tornar mais acessíveis os projetos de aprendizagem desenvolvidos por professores e alunos, além de estimular o acesso à informação e à pesquisa individual e coletiva. A rede informatizada e os recursos digitais oferecem a possibilidade de exposição e disponibilização das pesquisas aos alunos, de modo mais atrativo e produtivo, com demonstrações e vivências de simulações de textos e imagens, o que “facilita o discernimento e o envolvimento dos alunos com os problemas reais da sociedade” (Behrens, 2013, p. 104). A incorporação dessas tecnologias no processo de ensino do esporte pode ocorrer por intermédio de distintos recursos. Ferreira (2015a, 2015b), apresenta a classificação dos recursos digitais, conforme as múltiplas possibilidades de aplicação na atividade pedagógica.