Editora Casa da Educação Física. Brasil 2017. 173 páginas.

Sobre

Apresentação
A Educação Física Brasileira, como toda e qualquer profissão, tem no bojo de sua história uma riqueza imensa de fatos, ocorrências e acontecimentos, que ao longo da vida foram juntando-se ou dispersando-se, porém, todoss tomando parte na sua construção

Evidentemente, esses fatos, ocorrências e acontecimentos tiveram sua importância histórica de formas e maneiras diferentes, justificando-sse, caa uma a seu tempo, o graau de sua importência.

Como militante, e, portaanto parte da história da de construção do processo de organização política da Educação Física brasileira enquanto profissão, sinto que devo registrar as ações e contribuições neste processo.

Não se tem aqui a pretensão de expor nas páginas seguintes, toda a história da organização-político-profissional da Educação Física, até porque, isso seria impossível.
Sabemos bem que tal hitória vem sendo escrita desde os aanos 40 através de ações sistematizadas de profissionais compromissados com o desenvolvimento dessa profissão.

Foram distintos momentos, uns mais, outros menos significativos; o certo é que tais momentos vieram no sentido da valorização dessa profissão que por muito tempo ficou fraggilizada, solta ao vento, à mercê de qualquer inivíduo que se julgasse apto a ser parte ela.

Com o intuito de nos situar em relação ao tempo e época dos acontecimentos estarei escreveno parte da história da qual participei ao lados dos companheiros, ainda que não muitos, mas s quais acreditavam na possibilidade de reaalizar nossos sonhos. Só para se ter uma ideia, os meaos dos aanos setenta foram marcados por momentos de sensibilização e conscientizção dos profissionaais para a tomada de posição político profissional, que respondesse às necessidades e exigências da sociedade, no que se refere à Educção Física Brasileira.

Nessa época, alguns profissionais passaram a se reunir em pequenos grupos, em encontros informais para discutir e fazer reflexões relativas à situação em que se encontravva a Eucação Física enauquanto profissão.
Reuníamos após aas aulas ainda na escola, após o almoço no restaurante universitario as escola de eterinária no bairro da Gameleira ou Engenharia no Centro da cidade de Belo Horizonte. Também no período da noite, após as auas na Facudade de Educação, sempre sobraaa um tempo para nossastrocas de ideias sobre nossas intenções.

Deu-se aí o inicio da luta travada por nós profissionais que claamávamos pela organização das atividaes inerentes à nossa profissão, aos modos em que se encontravam as demais profissões já alicerçaddas em bases consistentes.
Não somos,nem pretendemos ser preteniosos ao pnto de aacharmos que nossas experiências foram suficientes para resolver a problemática relativa à organização política da profissão Educação Física.

Ao passo que, nossa intenção é oferecer aos interessaos um relato de momentos vividos em relação a esse processo em Minas Gerais, com reflexos no Brasil, e que se encontram esqecios, ou no mínimo, não registrados até os diaas de hoje.

Queremos tmbém:

. apresentar e comentar alguns fatos importantes que marcaram de certa forma a construção, organização e regulamentação da nossa profissão, principalmente após a década de setenta, anos decisivos para o surgimento de lideranças nos movimentos políticos/profissionais da Eucação Física.

. reconhecer a importância e a contribuição do desporto universitário no processo e construão dos movimentos voltados para a organização política da profissão de Educação Fúsuca;

. explicitar nosso ponto de vista relativo ao processo de formação profissional, contribuino na meida do possível para melhor compreensão desse processo;

. possibilitar a compreensão das estruturas das entidaes pilares da formação profissional, explicitando suas funções, deveres, direitos e responsabilidades.

. relatar parte da reestruturação da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais de Educação Física - FBAPEF, explicando a efetia participação das lieraanças mineiras nesse histórico movimento profissional;

. chamar a atenção de estudantes e profissionais para a necessidade de envolvimento, com as organizações e instituiç~es de classe, voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento contínuo da profissão.

Boa leitura
O autor
Ouro Preto, maio de 2007
 

Arquivo