Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as possíveis alterações associadas à aptidão motora, atitude, interesse e participação em escolares submetidos a jogos esportivos tradicionais e jogos esportivos modificados. A amostra do estudo foi composta por 117 alunos, de ambos os sexos com idade entre 10,50 e 12,49 anos, pertencentes ao Colégio Estadual Professora Lourdes Angela Sarturi Lago, do município de Chapecó - SC, dividida em 4 grupos por sexo: grupo controle feminino (GCF, n = 27); grupo experimental feminino (GEF, n = 38); grupo controle masculino (GCM, n = 30) e grupo experimental masculino (GEM, n = 22). Cada grupo realizou 25 aulas de Educação Física, sendo que os GCF e GCM realizaram o programa de jogos esportivos tradicionais, e os GEF e GEM realizaram o programa de jogos esportivos modificados. Para verificar o nível da aptidão motora dos escolares foram utilizados antes e após o tratamento os seguintes testes motores: velocidade de reação da mão, flexão de braço, impulsão horizontal, sentar e alcançar, abdominal, vai-e-vem e 30 metros. Para verificar a atitude dos alunos em relação à prática das atividades esportivas, foi aplicado em VIII todos os grupos antes e após o tratamento o questionário de atitude. O interesse e a participação dos alunos no programa de jogos esportivos modificados, foram verificados através de uma entrevista semi-estruturada, após a realização do referido programa. Para analisar os dados utilizou-se a estatística descritiva teste t e análise percentual. Em função dos resultados obtidos, chegou-se às seguintes conclusões: os Jogos Esportivos Tradicionais melhoraram as variáveis velocidade de reação da mão, vai-e-vem, e 30 metros das meninas; e as variáveis velocidade de reação da mão, flexões de braços, impulsão horizontal, vai-e-vem e 30 metros dos meninos; não alteraram a atitude dos alunos em seus 2 componentes (atração e estima). Os Jogos Esportivos Modificados melhoraram as variáveis velocidade de reação da mão, sentar e alcançar, abdominal, vai-e-vem e 30 metros das meninas; melhoraram as variáveis velocidade de reação da mão, impulsão horizontal, abdominal, vai-e-vem e 30 metros dos meninos; não alteraram a atitude do GEF em seus 2 componentes; alteraram a atitude do GEM, no componente estima e no somatório dos dois componentes (atração + estima). Quanto à variável "interesse e participação", verificou-se que a maioria dos alunos que participaram dos jogos esportivos modificados, mostraram-se interessados pelos mesmos, o que refletiu na participação e no desempenho dos alunos, durante a realização do programa de jogos.

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