Resumo

De acordo com a World Health Organization, o Diabetes Mellitus é uma síndrome de etiologia múltipla, ocasionada pela falta de insulina ou por uma incapacidade da insulina de exercer de forma eficaz sua função. O exercício físico é definido como toda atividade física planejada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria das funções do organismo. A prática de pelo menos 150 minutos semanais de atividade com intensidade moderada é recomendada para pacientes com diabetes mellitus. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do exercício físico no tecido ósseo de ratos diabéticos submetidos ao treinamento em esteira motorizada. Foram utilizados 12 animais, divididos em dois grupos: Diabético Sedentário (DS) que não praticava nenhum exercício e Diabético treinado (DT) submetidos ao exercício físico em esteira durante 10 semanas duas vezes por dia, com 6h de repouso entre uma sessão e outra, 5 dias por semana. O diabetes foi induzido através de injeção intraperitoneal de estreptozotocina (60mg/Kg, S.C; Sigma ChemicalCo.) dissolvida em tampão de citrato, pH 4.5. Realizamos, neste estudo, a mensuração das tíbias de ratos diabéticos para verificar a possível participação do exercício físico no desenvolvimento ósseo desses animais. Como resultado, verificou-se que o exercício foi capaz de promover de forma significativa o aumento nos diâmetros da diáfise e epífise distal, bem como aumento no comprimento e peso das tíbias do grupo (DT) vs (DS) com p<0,05.

Downloads

PDF

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Silva, A. C. de F. ., & Freitas, P. de O. M. (2020). ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS NO TECIDO ÓSSEO EM ANIMAIS TREINADOS EM ESTEIRA MOTORIZADA. BIOMOTRIZ, 14(2), 3-12. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i2.25

Edição

v. 14 n. 2 (2020)

Seção

Artigos

Licença

Copyright (c) 2020 BIOMOTRIZ

[Creative Commons License]

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Acessar