Alterações no Estado de Humor e na Modulação Autonômica Cardíaca Provocadas Pela Perda Ponderal em Modalidades Esportivas de Combate
Por Iris Callado Sanches (Autor), érico Chagas Caperuto (Autor), Katia Bilhar Scapini (Autor), Márcio Flávio Ruaro (Autor), João Eduardo Izaias (Autor), Bruno Nascimento-carvalho (Autor), Ney Roberto de Jesus (Autor).
Em 42º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do processo de perda ponderal na composição corporal, estado de humor e modulação autonômica cardíaca em lutadores de modalidades esportivas de combate que realizam o processo de perda ponderal em comparação com atletas que não realizam este processo. MÉTODOS: Para isso, foram avaliados 8 lutadores que não realizaram perda ponderal (idade 26,67 2,19 avoo; REGo 73,53±3,38kg; altura 173±1,42cm), e 8 lutadores que realizaram o processo de perda ponderal (idade 21,63 ± 1,50 avoa; peso 71.25 +ou-3.54 e altura 174.3+ou-3.25), foram avaliados 14 dias antes do combate (pré) e 1 dia antes da competição (pós). Foram realizadas avaliações de peso corporal, altura, cálculo do IMC, estado de humor (escala de humor de Brums), pressão arterial através de medidor digital, e foi realizado registro de 20 minutos da frequência cardíaca, para análise da modulação autonômica cardíaca (variabilidade da frequência cardíaca). Os dados foram comparados através da Anova Two-way com grau de significância de 5%. RESULTADOS: O processo de perda ponderal induziu redução da modulação parassimpática cardíaca (DP-IP) e aumento dos estados de Fadiga e Raiva nos lutadores que realizaram a perda ponderal. Não ocorreram modificações significativas na modulação simpática, balanço simpato-vagal e nos outros estados de humor. CONCLUSÃO: O processo de perda ponderal desencadeou alterações no estado de humor e na modulação autonômica cardíaca dos atletas, aumentando o risco cardiovascular a longo prazo, evidenciando a necessidade de acompanhamento multidisciplinar contínuo no preparo destes atletas.