Alterações nos Estados de Humor Antes e Depois de Uma Aula de Jump, Ritmos, Localizada e Alongamento
Por Paulo Costa Amaral (Autor), Bárbara Miranda dos Santos Rosa (Autor), Mário Sérgio Oliveira da Rocha (Autor), Rodrigo Maciel Andrade (Autor), Fernando Rodrigues (Autor), Deborah Duarte Palma (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi comparar alterações nos estados de humor antes e depois de uma aula de jump, ritmos, localizada e alongamento. Participaram deste estudo 36 mulheres na faixa etária de 21 a 62 anos, divididos em quatro grupos: Grupo Jump (GJ=9), Grupo Ritmos (GR=10), Grupo Localizada (GL=10) e Grupo Alongamento (GA=7). Foi aplicado o teste Perfil dos Estados de Humor (POMS) antes e depois da prática de cada modalidade de ginástica coletiva por três vezes, em dias alternados. Para a análise estatística, foi utilizado o software SPSS para Windows versão 22.0. Os dados foram expressos em média e desvio-padrão comparados no momento pré e pós, não havendo comparação intergrupos. Para a análise das comparações entre os momentos, foi utilizado o teste “t” de Student pareado. A significância estatística estabelecida foi de p<0,05. Na comparação dos resultados pré e pós a modalidade jump apresentou diminuição estatisticamente significante nos escores de Depressão (p=0,007), enquanto na modalidade ritmos apresentou diminuição significante nos escores Raiva (p=0,0001), Confusão Mental (p=0,01) e Depressão (p=0,007), e na modalidade localizada apresentou diminuição significante nos escores Raiva (p=0,01), Confusão Mental (p=0,01) e Depressão (p=0,006). Não houve diferenças significativas nos resultados pré e pós na modalidade Alongamento. Conclui-se que existe diferença entre meios de ginástica coletiva na alteração de estado de humor, constatando que as modalidades ritmos e localizada promovem melhora nas subsescalas raiva, confusão mental e depressão, e a modalidade jump promove melhora na subsescala depressão