Alterações Posturais em Estudantes do Ensino Fundamental
Por Wellington Danilo Soares (Autor), árlen Almeida Duarte de Sousa (Autor), Priscilla Duarte Corrêa Soares (Autor), Ingrid France Nunes dos Santos (Autor), Ana Ferreira Scotti (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 7, n 9, 2017.
Resumo
Objetivo: O estudo teve como objetivo analisar as possíveis alterações posturais em estudantes da rede pública de ensino da cidade de Montes Claros – MG. Método: Trata de uma pesquisa de caráter descritivo, quantitativo e transversal. A amostra foi composta por escolares com idade entre12 a 14 anos, ambos os sexos, regularmente matriculados na rede municipal de ensino. Participarão da pesquisa 2 turmas, sendo 35 alunos do 6 º ano e 35 alunos do 7º anos do ensino fundamental, totalizado 70 alunos. Resultados: A alteração mais frequente avaliando membros superiores foi a clavícula 28,6% aumentada à direita. E de membros inferiores à alteração mais frequente foi na altura das mãos que foi de 71,4% que ressaltou como esquerdo mais alto. Pode ter como causa escoliose ou hiperlordose. Conclusão: Apesar de ser difícil prever qual alteração postural irá progredir, a avaliação do estudante durante o período de crescimento, demonstrou ser essencial para o diagnóstico precoce e prevenção.