Ambiente Domiciliar e Desempenho Motor de Pré-escolares
Por Gislaine Contessoto Pizzo (Autor), Guilherme Futoshi Nakashima Amaro (Autor), Pamela Norraila da Silva (Autor), Nayara Malheiros Caruzzo (Autor), José Luiz Lopes Vieira (Autor), Patrik Felipe Nazario (Autor).
Em Caderno de Educação Física e Esporte v. 11, n 2, 2013. Da página 11 a 18
Resumo
O objetivo desse estudo foi analisar a relação entre o ambiente domiciliar e o desempenho motor de crianças. Participaram do estudo 24 crianças de 36 a 42 meses de idade. Para verificar o desempenho motor foi utilizado a bateria de testes Movement Assessment Battery for Children - Second Edition (MABC-2) e, para verificar a qualidade e quantidade das oportunidades do ambiente domiciliar foi utilizado o questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development (AHEMD). A análise estatística foi realizada por meio de mediana e intervalo interquartílico e teste de correlação de spearman. Os resultados demonstraram baixas oportunidades e estímulos para o desenvolvimento infantil proporcionadas pelo ambiente domiciliares. Porém, esta carência não influenciou o desempenho motor das crianças. Conclui-se para essa amostra que o ambiente domiciliar não influenciou diretamente no desempenho motor das crianças. Contudo, é necessário que os pais entendam a importância do ambiente domiciliar e seu potencial para propiciar um melhor desenvolvimento infantil.