Ambiente escolar e prática de atividade física acumulada em jovens brasileiros escolarizados
Por Mona Gizelle Dreger de Oliveira (Autor), Raphael Henrique de Oliveira Araújo (Autor), Josiene de Oliveira Couto (Autor), Antonio Evaldo dos Santos (Autor), Josivan Rosa Santos (Autor), Kenia Rejane de Oliveira Batista (Autor), Roberto Jerônimo dos Santos Silva (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 20, n 4, 2018.
Resumo
Objetivou-se verificar a associação entre ambiente escolar e atividade física acumulada em adolescentes brasileiros. Estudo com dados secundários da “Amostra 1” da terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, com 102072 crianças e adolescentes matriculados no nono ano do Ensino Fundamental. Foram abordadas questões sobre características do ambiente escolar e a oferta de oportunidades de práticas de atividade física, com foco nas informações sobre a estrutura da atividade física e sobre a prática regular de atividades físicas acumuladas. As variáveis foram organizadas a partir da estrutura das escolas e oportunidades para a prática de atividades físicas, enquanto a atividade física acumulada foi utilizada como variável desfecho. Os dados foram analisados a partir de um modelo de regressão logística binária, organizado em modelos brutos e ajustados, com nível de significância de 5%. Os dados foram analisados no SPSS for Windows, versão 22.0. Os resultados indicam que, a partir do ajuste das variáveis, houve associação entre a prática de atividade física acumulada e a existência de quadra poliesportiva sob condições de uso (OR=1,22; IC95%=1,18-1,26), ou presença de pátio para uso de aulas de educação física (OR=1,04; IC95%=1,01-1,06). Foi verificada associação entre a oferta de atividades físicas variadas, exceto as aulas de educação física, e a prática de atividade física acumulada (OR=1,05; IC95%=1,02-1,08). A existência de quadra de esportes/pátio nas escolas e a oferta de atividades físicas extracurriculares estão associadas à prática de atividade física acumulada em jovens estudantes brasileiros.