Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo analisar os fatores que impulsionam a estrutura do futebol feminino e seu possível reflexo no desempenho dos clubes que participam das ligas mais fortes do mundo.
Método: A amostra foi composta por 61 clubes, de seis nacionalidades, referentes às ligas mais fortes do mundo, na temporada 2017-2018. Empregou-se para coleta de dados a pesquisa documental e análise de conteúdo, e para análise dos dados, a análise fatorial, análise de clusters, estatística descritiva e teste de diferença entre médias.
Originalidade/relevância: O debate científico sobre estrutura dos clubes e desempenho tem se concentrado em equipes masculinas, não sendo encontrados estudos aplicados ao futebol feminino nessa temática. Do exposto, explora-se tal investigação, na tentativa de contribuir com evidências empíricas iniciais sobre essa questão.
Resultados: Foram identificados três fatores impulsionadores da estrutura do futebol feminino dos clubes, a saber: pressão dos stakeholders, pressão por diversidade e tamanho do clube, em conformidade com as expectativas institucionais. Os resultados indicaram diferenças significantes entre as médias do desempenho operacional dos clubes com e sem estrutura de futebol feminino, não sendo possível identificar diferenças quanto ao desempenho econômico-financeiro.
Contribuições teóricas/metodológicas: Reside na construção do índice geral de estrutura do futebol feminino e na classificação dos clubes, conforme sua estrutura de futebol feminino, e a consequente relação com o desempenho no âmbito dos clubes profissionais.
Contribuições sociais/para a gestão: Sinaliza clubes que apresentam melhor estrutura de futebol feminino que podem servir de benchmarking, orientando ações, políticas e condutas.

Acessar