Amor Ao Time de Futebol: Um Estudo Baseado em Atitudes do Consumidor da Baixa Renda Residente em São Paulo, Capital
Por Maria de Lourdes Bacha (Autor), Celso Figueiredo (Autor).
Em XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar atitudes do consumidor da baixa renda residente em São Paulo, Capital com relação ao amor ao time de futebol. O estudo se justifica pela importância do futebol no Brasil e pela escassez de trabalhos acadêmicos focados em atitudes do torcedor da baixa renda no Brasil. O artigo inicia com breve revisão bibliográfica, seguida da apresentação dos resultados da pesquisa empírica (survey). Foram entrevistados 420 indivíduos residentes na cidade de São Paulo, selecionados por amostragem não probabilística, por conveniência. Os resultados mostram que o constructo amor ao time (avaliado em termos de paixão, self estendido, satisfação, fidelidade e lealdade), explicitando a relação afetiva entre o indivíduo e o time, pode ajudar a entender o comportamento do torcedor/consumidor esportivo da baixa renda.