Integra

MENSAGEM DO PRESIDENTE
A possibilidade de um espaço de reflexão sobre o fenômeno futebol e futsal nas suas diferentes manifestações, enfocando questões atuais que interessam a estudantes, professores e demais profissionais da área, levou os membros do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e do Futsal (NUPEDEFF) a envidarem esforços para promover oportunidades de discussões. Neste sentido, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do NUPEDEFF sentem-se orgulhosos em sediar o 1º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FUTEBOL E FUTSAL (SIBRAFF).

Neste primeiro SIBRAFF buscamos promover debates sobre ensino, formação, treinamento e análise de desempenho no futebol e no futsal, além de proporcionar vivências práticas com importantes profissionais nacionais da área do futsal e do futebol.

O 1º SIBRAFFapresentou diferentes sessões como minicursosteóricos/práticos, mesas redondas e conferências, gerando excelentes discussões e aprendizado sobre a temática. Acreditamos que pudemos apresentar ao país um evento científico único contemplando futebol e futsal, comprometido com a criação de oportunidades para a disseminação de conhecimento, por meio de atividades com renomados e experientes profissionais. Além disso, pesquisadores, estudantes e profissionais da área puderam expor seus trabalhos científicos, por meio de sessões específicas que envolveram temas livres na forma de apresentação oral, como podemos vislumbrar neste livro de anais.

Fica aqui o desejo de continuidade desse evento tão importante e comprometido com a ciência do futebol e do futsal

Prof. Dr. Juliano Fernandes da Silva
Presidente do 1ºSIBRAFF 

Arquivo