ANAIS-2 - XX Simpósio Internacional de Ciências do Esporte -SIMPOCE
Em XX Simpósio Internacional de Ciências do Esporte -SIMPOCE
Resumo
MELHOR NUTRIÇÃO, MELHOR SAÚDE, MELHOR PERFORMANCE I
Parece que foi outro dia, mas já se passaram dois anos do nosso último Simpósio em que celebramos os 20 anos do CELAFISCS, com tanto sucesso e boas lembranças. Mas não poderíamos nos acomodar em vitórias anteriores e partimos decididamente para a terceira década do nosso centro, corrigindo enganos, aprin1orando virtudes e, principalmente, criando novas propostas. Não foi e não tem sido nada fácil, mas parece que as dificuldades têm um carisma especial sobre o ânimo dos antigos e novos membros da equipe.
É com grande prazer que apresentamos a vigésima edição do encontro das Ciências do Esporte mais tradicional da América Latina, que tem como de costume seu ponto forte no conteúdo científico. O tema central Saúde, Nutrição e Performance traduz as principais preocupações da Sociedade nesta área; e para tanto contamos com a presença dos mais eminentes líderes nacionais e internacionais, a quem agradecemos profundamente pelo pronto atendimento ao convite.
Saúde, Nutrição e Perfomance será amplamente discutida em seis conferências magnas, cinco mesas redondas e seis cursos. Mas o foco de discussão parece ter contagiado a comunidade científica, que enviou o melhor de sua produção para ser apresentado em quase 200 temas livres, selecionados de um número recorde de inscritos.
Para a concretização desta empreitada precisávamos de amparo financeiro que felizmente veio de órgãos governamentais e da empresa privada nacional e internacional, a quem apresentamos os sinceros agradecimentos. Outra manifestação de gratidão merece ser dedicada às empresas participantes de nossa Feira, que viram neste evento uma oportunidade adequada para promoção de seus produtos.
Os recentes Jogos Olímpicos de Atlanta confirmaram mais uma vez a importância do trinômio Saúde, Nutrição e Performance; onde aconteceu uma alta relação entre os países com melhores índices de nutrição, de saúde e o quadro de medalhas. Como profissionais de ciência conhecemos o impacto negativo dos baixos padrões de qualidade de vida sobre o desempenho de nossos atletas, como também temos conhecimento dos esforços que realizaram para superar essas adversidades e dar ao Brasil uma participação histórica. A eles, seus técnicos e aos membros da Delegação Olímpica um carinho e reconhecimento especial; com o compromisso de mudança rumo à Sydney, com propostas que deverão nascer ainda neste encontro.
Com vocês compartilhamos um dos desafios do CELAFISCS, fazer a vigésima edição doSimpósio pelo menos igual a anterior e se possível melhor. Agradecemos a vocês por concretizar juntos este sonho. Sejam bem-vindos!
Família CELAFISCS