Integra

Apresentação

O Encontro Nacional de Recreação e Lazer foi realizado pela primeira vez no ano de 1989, em Brasília no Distrito Federal. Nascido do interesse de um pequeno grupo de professores de Educação Física1 dispostos a pesquisar o lazer e a recreação, foi denominado originalmente de “Encontro de Profissionais de Recreação e Lazer”. Por decisão de seus organizadores, a época de sua 3ª edição, em 1991, optou-se pela modificação da primeira denominação, retirando-se a palavra “Profissionais” do título, sob a alegação que poderia haver restrições à participação de outros interessados no evento. A partir desta decisão, convivemos com a nominação atual.

Hoje, o Encontro Nacional de Recreação e Lazer identifica-se pela sigla que lhe confere identidade (ENAREL), e reconhecidamente, faz parte da história da própria constituição do campo do lazer no Brasil, tornando-se uma das principais referências para os pesquisadores e profissionais que se interessam pelo tema.

No decorrer destas duas décadas e meia de história, o ENAREL passou por diferentes formatações, sempre em busca de adequações que acompanhassem as mudanças de nossa sociedade, porém, o caráter itinerante de suas realizações (que acontecem em cidades de diversos estados do país) e escolha de uma temática central (que funciona como eixo orientador para as discussões, debates e oficinas que integram as suas programações) são as duas principais referências para a compreensão do processo histórico de sua constituição no campo do lazer.

Entre 1989 e 2014, ocorreram 26 edições, anuais e ininterruptas, sediadas em diferentes estados, promovendo discussões que nos demonstraram o crescimento das preocupações com o lazer em diferentes âmbitos, envolvendo profissionais de áreas de formação diversificadas, instituições de ensino superior, representantes dos governos federal e estadual, das prefeituras municipais, ONGs e empresas privadas.

Sua 27ª edição aconteceu em 2015, cabendo à Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB), por meio do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (GESPORTE), baseando-se na prospecção de parcerias estratégicas, efetivar sua realização.

O tema escolhido para essa edição do ENAREL foi “Gestão Estratégica das Experiências de Lazer”. A escolha do tema visou fortalecer a missão desse evento, tendo em vista a sua própria história no contexto atual dos estudos e pesquisas e da intervenção profissional no campo do lazer. Ao mesmo compasso em que se solidificaouo processo de animação sociocultural através da ABRE (Associação Brasileira de Recreadores), a geração de conhecimentos e sua difusão através da recém criada Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL), potencializou-se a necessidade de se ampliar o escopo do ENAREL na direção da qualificação da ação profissional.

Atrelada à essa realidade genérica, o GESPORTE decidiu completar seu “tripé” de intervenção nos campos do Esporte e da Saúde, agregando valor ao Lazer por intermédio da criação do GEPGEL (Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão das Experiências de Lazer), com o objetivo de gerar novos conhecimentos e qualificar o exercício profissional nesse vasto mercado de trabalho.

O 27º ENAREL contemplou estudiosos, pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós- graduação das diversas áreas do conhecimento e intervenção que interagem no vasto campo interdisciplinar e multiprofissional do lazer.

Arquivo