Resumo

Mensagem do Presidente

A pandemia da COVID-19 teve seu início no Brasil nos primeiros meses de 2020. Por essa razão, a segunda edição do SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FUTEBOL E FUTSAL (SIBRAFF), que teve a sua primeira edição no ano de 2018 em Florianópolis, não pode acontecer em 2020 e precisou ser reagendada. Após longos dois anos seguindo as recomendações de isolamento e distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19, a possibilidade de voltar a realizar um evento científico como o SIBRAFF de forma presencial despertou em todos nós um sentimento de muita satisfação, e também de reconhecimento e importância da valorização do conhecimento científico produzido no Brasil e no mundo para o desenvolvimento da nossa sociedade. Neste sentido, o Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e do Futsal (NUPEDEFF), sente-se orgulhoso em sediar o 2º SIBRAFF.

Diante do acontecimento da última Copa do Mundo de Futsal FIFA, sediada na Lituânia em 2021, da Copa do Mundo de Futebol masculino que ocorre neste ano de 2022 no Qatar e da proximidade com a Copa do Mundo de Futebol feminino em 2023 na Austrália e Nova Zelândia, essa segunda edição do SIBRAFF foi pensada e construída pelos professores e membros do NUPEDEFF com o propósito de oportunizar um espaço de reflexão e diálogo para os estudantes, professores e demais profissionais da área sobre o que consideramos ser a essência e um dos grandes desafios do futebol e futsal brasileiro, o desenvolvimento e a organização do jogo ofensivo.

O 2º SIBRAFF teve na sua programação diferentes sessões como minicursos, mesas redondas e conferências, gerando excelentes discussões e aprendizados sobre a temática central do evento. Além disso, pudemos presentear cada participante com um livro temático criado para o evento, intitulado “Concepções sobre a organização ofensiva no jogo de futebol”. Portanto, acredito que a segunda edição do SIBRAFF contribuiu para a consolidação desse importante evento científico no cenário nacional. Ao abordar um tópico tão relevante para a cultura do Futebol e do Futsal brasileiro que é a arte do jogo ofensivo, o 2º SIBRAFF também auxiliou na promoção e disseminação do conhecimento científico produzido nessa temática em nosso país por professores, pesquisadores e treinadores que são referências nacionais e internacionais dentro do contexto do futebol e do futsal. Acredito que as diversas reflexões e interações que foram ali estabelecidas entre os congressistas e estes renomados profissionais contribuirão para uma atuação profissional mais humana, qualificada e pautada no conhecimento científico.

Deixo aqui os meus sinceros desejos de continuidade desse evento tão importante e comprometido com a ciência do futebol e do futsal brasileiro.

Prof. Dr. Anderson Santiago Teixeira

Presidente do 2º SIBRAFF

Arquivo