Resumo

Palavras do Presidente do Congresso – 1° CIGEsp

Após a realização de três congressos nacionais, a Associação Brasileira de Gestão do Esporte consolida o debate acerca do tema e apresenta o 4º Congresso Brasileiro e o 1º Congresso Internacional sobre Gestão do Esporte. Inicia-se, assim, uma nova etapa, com a inserção da ABraGEsp no cenário mundial da Gestão do Esporte.

Brasília foi eleita sede para inaugurar essa fase, e a Universidade de Brasília – UnB, por meio do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, assumiu o planejamento e a realização do evento.

A capital do Brasil é uma das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e, justamente no momento decisivo do processo de administração do maior megaevento, o Congresso debateu o tema “Gestão Profissional do Esporte, Qualificação Profissional e a Copa do Mundo de 2014”. A presença e contribuição de renomados palestrantes brasileiros e internacionais deixam clara a necessidade de capacitação de gestores para o ambiente esportivo, para a geração de renda, aumento do emprego, desenvolvimento com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

A etapa científica do congresso abrangeu o amplo espectro da pesquisa ligada à gestão, ao marketing, à educação, à economia, à organização de eventos, ao direito e às demandas sociais do esporte. Os trabalhos selecionados – sob as formas de pôster e de comunicação oral – indicam a peculiaridade dessa área de investigação científica e a existência de pesquisadores em todo o mundo.

Agora, já focados nos próximos congressos a serem chancelados pela ABraGEsp, fica a boa mensagem de que este evento já oferece relevantes benefícios sociais, já que uniu para um momento de reflexão governantes, pesquisadores, profissionais da área, organizações públicas e privadas, representantes dos mais diversos veículos de comunicação e pessoas da sociedade interessadas no assunto.

Por fim, devem ser ressaltadas a qualidade e a competência da equipe constituída pelo Laboratório GESPORTE, que aceitou o desafio e trabalhou por cerca de vinte meses para que a ação realizada se traduzisse na disseminação de conhecimento e na preparação de pessoas para assumirem os grandes desafios que o esporte tem propiciado e que, doravante, devem ser ampliados. Nos vemos no 5º Congresso Brasileiro e 2º Congresso Internacional sobre Gestão do Esporte, em 2013.

Paulo Henrique Azevêdo

Presidente do Comitê Organizador dos 1º CIGEsp e 4º CBGEsp

pha@unb.br

Arquivo