Sobre
APRESENTAÇÃO
O I Congresso Brasileiro de Educação: Políticas e Práticas educativas para a Infância teve por objetivo proporcionar aos pesquisadores e profissionais da educação espaço para reflexão de idéias, socialização de pesquisas e trocas de experiências sobre as políticas e práticas educativas para a Infância.
As apresentações ocorreram em forma de Comunicação oral, modalidade exclusiva para pesquisas concluídas e Pôsteres abrangendo tanto pesquisas concluídas quanto aquelas em andamento.
Também foram apresentados Pôsteres Institucionais referentes a relatos de experiências de práticas educativas bem sucedidas desenvolvidas por instituições voltadas para a infância (escolas, entidades educacionais ou não e demais instituições).
Os trabalhos propostos foram classificados e apresentados por eixos temáticos visando a síntese de temas afins. Assim, tivemos os seguintes eixos temáticos:
Eixo I – Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: creches
Refletir, analisar e compartilhar experiências sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas creches com crianças de 06 meses a 03 anos de idade.
Eixo II – Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: pré-escola
Refletir, analisar e compartilhar experiências sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na pré-escola com crianças de 03 a 06 anos de idade.
Eixo III – Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Refletir, analisar e compartilhar experiências sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Eixo IV – Educação, desenvolvimento e aprendizagem
Apresentar e discutir pesquisas que tenham como tema o papel da escola na aprendizagem e no desenvolvimento infantil.
Eixo V - Formação, identidade e carreira docente
Apresentar e discutir experiências que tenham como tema a formação, a identidade e a carreira docente enquanto práxis pedagógica.
Eixo VI – Educação Inclusiva
Refletir, analisar e compartilhar pesquisas e práticas de Educação Inclusiva na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Eixo VII – Políticas e práticas para a infância
Refletir, analisar e compartilhar experiências na área de políticas e práticas para a infância, presentes em contextos escolares e não escolares.
Eixo VIII - Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Refletir, analisar e compartilhar experiências com as TICs na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental