Anais do 9ª Jornada Internacional Sobre Gestão do Esporte
Em 9ª Jornada Internacional sobre Gestão do Esporte - GESPORTE
Resumo
Nota do Presidente da 9ª JGESPORTE
A gestão do esporte vive um momento de consolidação no Brasil. Passada a euforia dos megaeventos ocorridos no país nos últimos anos, é hora das entidades esportivas, empresas patrocinadoras, veículos de comunicação, órgãos governamentais e demais players da indústria esportiva desenvolverem eficientes estratégias de gestão e marketing para alcançar seus objetivos.
A 9º Jornada Internacional sobre Gestão do Esporte – 9ª JGESPORTE, promovida pelo Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, da Universidade de Brasília – UnB, veio contribuir com esta realidade. Com o tema “O marketing e a comunicação no esporte: tendências no Brasil e no mundo”, o evento recebeu os principais profissionais de patrocínio esportivo, comunicação esportiva e esportes eletrônicos do Brasil. Assuntos como cobertura jornalística de megaeventos esportivos, potencial dos eSports e o patrocínio no esporte como estratégia promocional das empresas e desenvolvimento das entidades esportivas, foram abordados.
Na etapa científica, alunos, professores, pesquisadores e profissionais das áreas da Educação Física, Comunicação, Administração, entre outras, apresentaram trabalhos que propiciaram discussões a respeito das tendências que a gestão, o marketing e a comunicação no esporte apresentam para os próximos anos.
Por fim, reitero minha felicidade e honra em presidir a Comissão Organizadora da 9ª Jornada Internacional sobre Gestão do Esporte – 9ª JGESPORTE, contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento do esporte brasileiro.
Nicolas Caballero Lois Presidente da 9ª JGESPORTE