Resumo

INTRODUÇÃO 

O LAZER e a RECREAÇÃO vem a cada dia ganhando mais espaço na sociedade moderna que através de novos paradigmas busca reabilitar valores abandonados pela sociedade industrial, tais como o prazer, o amor. a vida em comunidade e acima de tudo a realização do homem como ser total.

No Brasil, apesar do tema já estar sendo discutido a bastante tempo, e por um número representativo de profissionais, ele ainda encontra-se envolvido por uma série de valores subjetivos, que compreendem diversas concepOes não muito bem entendidas e estudadas. Em particular, nas ciências sociais o Lazer e a Recreação vem sendo estudados dentro de uma perspectiva de melhoria da qualidade de vida da população.

Por outro lado, o Lazer e a Recreação não tem sido contemplados, até o presente momento, com ações sistematizadas para a sua aplicação e desenvolvimento, apesar da existência de campanhas que objetivam a massificação das atividades comunitárias ainda restritas aos aspectos físicos, dentro de uma visão funcionalista.

No entanto, para que se possa elaborar qualquer tipo de ação concreta e para que a mesma esteja comprometida com a realidade Brasileira, torna-se necessário que se busque discutir uma integração dos diversos profissionais que atuam na área, afim de que sejam elaboradas recomenda0es a serem viabilizadas nos diferentes segmentos da sociedade.

Neste sentido pensou-se em promover o I Encontro de Profissionais de Recreação e Lazer, buscando envolver os diferentes segmentos representados por professores de diversas áreas, politicos, pesquisadores e leigos que vem desenvolvendo atividades na área, nas diversas regi3es do Brasil.

No que concerne a área do conhecimento humano, o presente encontro busca preencher uma lacuna existente no contexto brasileiro, representada basicamente pela reduzida produção cientifica na área, além de procurar discutir temas controvertidos .

Arquivo