Resumo

APRESENTAÇÃO

O V Fórum Internacional de Ginástica Geral traz novamente à Campinas, no período de 1 a 4 de Julho de 2010, profissionais, estudantes e ginastas interessados no desenvolvimento desta atividade, que a cada ano expande-se e conquista novos adeptos.

A Faculdade de Educação Física da Unicamp, numa iniciativa do Grupo de Pesquisa em Ginástica e contando com a parceria sempre comprometida e experiente do SESC – Serviço Social do Comércio e o apoio da Isca – International Sport and Culture Association, comemora 11 anos de atividades conjuntas relacionadas à Ginástica Geral. Foram iniciadas no Fórum Brasileiro de Ginástica Geral em 1999 e ampliadas nas cinco edições do Fórum Internacional de Ginástica Geral.

Estes eventos têm sido referência na área, não apenas em território nacional mas com repercussão no continente Latino Americano e Europeu, favorecendo um espaço abrangente de discussão, reflexão, formação, divulgação de pesquisas, troca de conhecimento e experiências e constituindo-se num cenário propício de socialização dos grupos praticantes, ao apresentarem suas composições coreográficas. Neles, a presença cada vez maior de participantes de diversos estados brasileiros, de grupos internacionais e de profissionais de vários países, demonstra a importância desse encontro que traz inspiração, incentivo e conhecimento para a continuidade e implementação da Ginástica Geral em vários contextos como escolas, universidades, associações, academias e clubes.

Nestes Anais encontram-se os trabalhos e as pesquisas realizados por profissionais e estudantes encantados por essa prática com o intuito de compartilhar e fortalecer esses saberes. Complementando esse acervo são apresentadas as conferências e palestras, informações sobre os cursos oferecidos, os festivais realizados, além dos relatos dos Encontros de Ginástica Geral que abrangeram diferentes regiões do estado e dos Seminários de Ginástica ocorridos durante o primeiro semestre de 2010 e que tiveram o objetivo de preparar e aquecer para as atividades do Fórum.

O tema geral do evento “Cultura da Gin|stica: concepções e pr|ticas” propõe uma reflex~o sobre como essa prática vem se estruturando ao longo dos anos, influenciada pela realidade de cada região ou país e desta forma definindo seus contornos, suas tendências e formas de expressão. A Ginástica Geral ou Ginástica para Todos, como uma dessas formas busca, em constante movimento, a sua identidade e reconhecimento tendo como princípio o acesso à prática para todas as pessoas, de maneira simples, coletiva e prazerosa.

Elizabeth Paoliello

Comissão Organizadora Grupo de Pesquisa em Ginástica Faculdade de Educação Física – Unicamp

Arquivo