Resumo

APRESENTAÇÃO
O XVII Congresso Brasileiro e X Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do
Exercício - CONBIPE, do ano de 2018, será sediado na cidade de Curitiba-PR.
Entre os dias 18 a 20 de abril, o evento contará com pesquisadores internacionais e nacionais que ministrarão palestras, conferências e workshops. Serão mais de 400 congressistas, que reunidos irão discutir o tema "Psicologia e a Busca da Excelência Esportiva".

A escolha do tema do congresso, Psicologia e a Busca da Excelência Esportiva, se deve à atualidade e de sua relevância em nosso país. Para subsidiar as discussões, buscamos apoio internacional de quatro pesquisadores reconhecidos na área de psicologia esportiva, vinculados às seguintes instituições: Universitat de Les Illes Balears (Espanha), Université du Quebec à Montreal (Canadá), Universidade do Porto (Portugal) e University of Ottawa (Canadá).

A programação terá um total de 30h/a, integrada por conferências, espaço pesquisador, espaço COB, espaço CAPES, roda de conversa, mesas redondas, mesas temáticas e pôsteres, com o objetivo geral de aprofundar as reflexões científicas e acadêmicas na área da psicologia do esporte e do exercício e proporcionar a troca de experiências entre pesquisadores. A presença de estudiosos de Universidades estrangeiras visa alargar o horizonte de discussões, uma vez que permite o diálogo de doutores, doutorandos, mestrandos e graduandos de diferentes Programas de Pós-graduação e de Graduação do Brasil, com professores que têm se dedicado ao tema em nível internacional.

O CONBIPE 2018 está sendo realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF/UFPR), em conjunto com a Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx) e conta com o apoio da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), International Society of Sport Psychology (ISSP), Conselho Regional de Psicologia do Estado do Paraná (CRP), Conselho Regional de Educação Física do Estado do Paraná (CREF), Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Secretaria de Esporte do Estado do Paraná.

Foram recebidos 192 trabalhos e 177 serão apresentados em três dias, sob a forma de painéis e mesas temáticas. O congresso conta ainda com 11 mesas redondas, 4 conferências, 1 workshop e 1 roda de conversa. Para a Universidade Federal do Paraná, e especialmente para o Programa de Pós-Graduação, a experiência e a responsabilidade de co-organizar um evento de envergadura internacional certamente fortalecerão a confiança necessária para o avanço no rumo da qualidade pretendida.

Comissão organizadora

Arquivo