Integra

APRESENTAÇÃO

Quando deparamos com um cientista que dedicou vários anos, décadas ou mesmo a vida toda para estudar um determinado objeto, vemos que, à medida que ele se aprofunda, surgem novas perspectivas de análise e dessa forma, possibilidades inesgotáveis de estudos.

Ao nos remetemos ao ENAREL – Encontro Nacional de Recreação e Lazer - em sua 30ª edição, vem em nossa percepção a infinidade de pesquisas que foram produzidas e os inúmeros estudiosos que foram iniciados na produção de ciência. Da mesma forma, nos vem à mente os diversos conhecimentos que ainda serão descobertos.

As discussões sobre lazer promovidas pelas várias edições do ENAREL são representativas de temas que tratam da vida humana em todas as suas dimensões - sociais, políticas, econômicas e culturais -, nos diversos ambientes, como o rural, urbano, ou ainda, naquelas regiões mais inóspitas em que existe alguma comunidade, seja ela ribeirinha, indígena, quilombola, ou outra.

Nesse contexto, o ENAREL tem contribuído para fomentar ao longo dos anos, discussões sobre lazer como um espaço privilegiado e democrático. Com isto, vários profissionais complementam sua formação, inúmeros cientistas divulgam seus trabalhos, profissionais de múltiplas áreas renovaram seus conhecimentos e voltaram para seu locus de atuação com novos questionamentos sobre sua realidade e, consequentemente, com novos desafios.

Para a trigésima edição do ENAREL não foi diferente. O primeiro passo foi definir a escolha de uma temática atual e socialmente relevante. Nessa direção, o tema central escolhido foi “Lazer e envelhecimento na era digital”.

Os estudos da comunidade científica e dos organismos governamentais têm levado as pessoas à diversas reflexões, sobre os rumos que sociedade está encaminhando com o envelhecimento populacional, desproporcional ao número de nascidos. Conectado a isso, vemos a transformação social, impulsionada pela “invasão” da tecnologia digital. Dois fatores de repercussão global, impactando nos novos contornos do modo de vida de todo o mundo.

É necessário destacar também que, na história do ENAREL, esta foi a primeira edição que proporcionou um evento híbrido, misturando atividades totalmente presenciais com atividades transmitidas de forma síncrona. Dessa forma, além dos inúmeros participantes que vieram a Curitiba, contamos com vários profissionais, estudantes e pesquisadores que participaram ativamente do evento, assistindo via plataforma, nas mais diversas regiões do Brasil.

Neste material, você terá acesso à produção científica de profissionais do esporte, estudantes, professores, pesquisadores de todo o Brasil. Você também irá encontrar trabalhos de graduandos, especialistas, mestres e doutores de diferentes áreas do conhecimento que se dedicam ao estudo do lazer. Alguns iniciando o processo de produção científica e outros com imensa experiência no campo acadêmico.

Os eixos temáticos foram organizados para dar condições de contemplar uma maior diversidade de temas e com o propósito de acolher os mais distintos trabalhos e estudiosos, sendo: 1. Políticas e gestão do Lazer; 2. Lazer e envelhecimento; 3. Lazer e o universo digital; 4. Lazer, acessibilidade e inclusão; 5. Lazer, educação e cidadania; 6. Lazer, esportes e saúde; 7. Lazer, formação e atuação profissional; 8. Lazer, turismo e hospitalidade; 9. Lazer e meio ambiente; e 10. Lazer e violência.

O 30º ENAREL recebeu 144 trabalhos, distribuídos em 71 posters e 73 Comunicações Orais, que foram organizados em uma coletânea, dispostos em 03 livros. São contribuições de expressivo valor para a comunidade científica e para todos os profissionais no segmento do lazer, recreação e entretenimento.

No livro 01 estão disponibilizados os seguintes documentos: a “Carta ENAREL 2019”, um documento elaborado a partir das discussões dos diversos grupos dos Encontros Temáticos Institucionais – ETIs, cujo objetivo foi propor sugestões sobre os possíveis encaminhamentos para os organismos públicos e privados sobre o desenvolvimento de ações e políticas sobre o lazer; os resumos expandidos e resumos dos pôsteres dos eixos temáticos: Lazer, acessibilidade e inclusão, Lazer e envelhecimento e Lazer, esportes e saúde.

No livro 02 estão disponíveis os seguintes documentos: A Carta do ENAREL 2019, os resumos expandidos e resumos dos pôsteres dos eixos temáticos: Lazer, educação e cidadania, Lazer, formação e atuação profissional e Lazer e o universo digital.

No livro 03 estão disponíveis os seguintes documentos: A Carta do ENAREL 2019; os resumos expandidos e resumos dos pôsteres dos eixos temáticos: Lazer e meio ambiente, Lazer, turismo e hospitalidade, Políticas e gestão do lazer e os resumos do eixo temático Lazer e violência.

Acreditamos também que contribuímos com nosso papel social ao acolher esta edição do ENAREL e compartilhar em forma de livro toda a produção para que a sociedade possa ter acesso. Inovamos na 30ª edição do ENAREL e agradecemos cada fractal de conhecimento disseminado de forma democrática e compromissado com o presente e futuro da Humanidade.

Prof.ª Dr.ª Dinamara Pereira Machado Diretora da Escola Superior de Educação da UNINTER

Prof. Dr. Marcos Ruiz da Silva Coordenador da área de Linguagens Cultural e Corporal da UNINTER

Arquivo