Resumo

PREFÁCIO. Abraçando o desafio:

UM NOVO CAPÍTULO EM UMA TRADIÇÃO HISTÓRICA 
Com grande honra e profundo senso de responsabilidade, aceitei o convite para escrever este Prefácio para o nosso prestigiado X Congresso Brasileiro de Metabolismo Nutrição e Exercício (CONBRAMENE). Com sua longa e distinta história, este evento tem sido um marco na disseminação de conhecimento e um pilar de resiliência, união e apoio mútuo dentro da nossa comunidade científica.

Em 2018, o Prof. Dr. Sebastião Gobbi (Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro), iniciou com sábia inspiração seu prefácio para o evento de 2018 com os seguintes dizeres: “Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado (de Roberto Shinyashiki)”. Continuando ele acrescenta “Convencendo muitos outros a sonharem juntos, Edilson e S.A. (Sonhadores Associados) disponibilizaram toda força de vontade na realização de um primogênito sonho que foi batizado como GEPEMENE (1997) e a partir dele, um sonho rebento que recebeu o nome de CONBRAMENE (2006).

No meu entendimento, tão visionário quanto Edilson e colaboradores, o professor Gobbi vislumbrou o que há muito se tornou realidade. Tanto o grupo de pesquisa GEPEMENE quanto o congresso (CONBRAMENE) se tornaram não coadjuvantes, mas atores principais no meio acadêmico de nossa área.

Ao longo dos anos, o CONBRAMENE ajudou a moldar os campos do conhecimento do eixo temático metabolismo, nutrição, exercício e a vida de inúmeros pesquisadores. Este evento tem sido uma presença constante, um espaço privilegiado no qual compartilhamos nossos sucessos, enfrentamos desafios e, mais importante, apoiamos uns aos outros em tempos difíceis. Ele resistiu às suas tempestades — dificuldades econômicas, divisões políticas que desafiaram a sociedade brasileira, inclusive no seio familiar, e até mesmo a pandemia da COVID-19 que alterou definitivamente a forma como nos conectamos e colaboramos. No entanto, ao longo dessas provações, nossa comunidade não apenas resistiu, mas prosperou. Longe de nos dividir, esses desafios nos aproximaram, reforçando os laços que nos unem como colegas e amigos.

Em nota pessoal, aprecio do fundo do meu coração a generosidade desta comunidade para comigo, particularmente em 2018, quando meu apartamento pegou fogo destruindo tudo que minha família possuía naquele momento. À época, o apoio de meus colegas pesquisadores fez uma imensa diferença positiva. Minha gratidão pela identidade e suporte nunca poderá ser expressa com palavras; mas fala muito sobre o Congresso e a comunidade que ele representa. Jamais será esquecido!

Estes Anais são uma coleção de conquistas científicas e um símbolo de nossa jornada compartilhada. A pesquisa apresentada aqui reflete a dedicação, resiliência e curiosidade de nossa comunidade. Ela é prova de que, apesar dos desafios que enfrentamos — globais, sociais ou pessoais — continuamos comprometidos em avançar o conhecimento e melhorar vidas. O diálogo e as descobertas desencadeados nestas páginas continuam a impulsionar nossos campos, construindo sobre o rico legado daqueles que vieram antes de nós e inspirando a próxima geração de cientistas.

Obrigado meu dileto amigo Edilson e seus comandados do GEPEMENE por todos estes anos nos proporcionando momentos tão importantes, repletos de ciência, demonstração de respeito, carinho e cuidado na preparação de um Congresso de importância única na nossa área. Obrigado também a todos que têm participado ao longo dos anos, vindos de todas as parte do Brasil e do exterior. Sinto-me privilegiado de fazer parte desta tradição duradoura, dando a minha singela contribuição para a construção do conhecimento, num Congresso que, ano após ano, se destaca como um farol de excelência científica, resiliência e unidade. Vamos celebrar as conquistas e os laços inquebráveis que compartilhamos, olhando para frente com esperança e determinação.

Permitam-me dar as boas-vindas a todos os colegas, e mais do que isso, a todos os amigos, ao X CONBRAMENE, e compartilhemos não apenas nosso conhecimento científico, mas principalmente nosso desejo de tornar nossa sociedade um lugar melhor para se viver – com mais longevidade, de maneira mais saudável, com o corpo e o espírito mais fortes, com uma postura mais inclusiva, solidária, sob o princípio realmente democrático, livre e sobretudo, com muita felicidade.

Que comecemos a celebração, pois o melhor ainda está por vir.

Paulo Sergio Chagas Gomes, Ph.D. Laboratório Crossbridges IEFD/UERJ Bolsista PROCIÊNCIA UERJ Alma Mater – University of Saskatchewan (Canadá)

1Gobbi S. 2018. Prefácio dos Anais do VII CONBRAMENE 2018, Londrina, Paraná..
 

Arquivo