Resumo

APRESENTAÇÃO
A presente publicação reúne trabalhos selecionados e apresentados no XIIICongresso Brasileiro de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física (CHELEF), sediado na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O CHELEF é um evento acadêmico-científico de periodicidade bianual e itinerante. Em 2014, congregou pesquisadores, profissionais e estudantes de diferentes regiões do Brasil que apresentaram, discutiram e aprofundaram questões comuns de investigação a partir das ciências humanas, tendo como objeto histórico o esporte, o lazer, a educação física, a dança, os jogos, as lutas e outras práticas corporais. Dinâmica que o faz seguir entre os principais congressos da área da Educação Física brasileira.
Nesta 13ª Edição, a temática central foi “Naturezas históricas na relação entre o Estado e a Sociedade”, tema oportuno ao considerar a presença e o papel histórico do Estado no fomento do esporte, da escolarização, do lazer, das práticas corporais na esfera pública e da realização de eventos e megaeventos esportivos na sociedade brasileira. Isso implicou pensar e debater os sentidos históricos das práticas e representações do Estado, os diferentes governos políticos, instituições e organizações sociais no Brasil que se apropriaram e se apropriam historicamente das práticas esportivas, escolares e corporais em geral como símbolos do Estado e da Sociedade. Vide as atuais questões polêmicas produzidas a partir da organização da Copa do Mundo de Futebol da FIFA Brasil 2014 e dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que também mereceram interpretações por parte dos congressistas e autores dos textos apresentados nestaColetânea Anais.
Assim, o objetivo principal dos Anais do XIII CHELEF é promover a divulgação do conhecimento e o intercâmbio de informação entre os pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, disseminando as pesquisas sobre história da Educação Física, do Esporte, do Lazer e de outras práticas corporais.
Tony Honorato
Larissa Michelle Lara
Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires
Organizadores

Arquivo