Resumo

1. APRESENTAÇÃO

O Comitê Paralímpico Brasileiro apresenta grande evolução em uma das suas principais missões - promover a universalização do acesso das pessoas com deficiênciaà prática esportiva em seus diversos níveis.

Neste sentido, as escolas tornam-se alvo de crescente mobilização para motivar e capacitar profissionais inseridos no contexto escolar, a fim de garantir o acesso à prática esportiva de alunos com deficiência (física, visual e intelectual), efetivando dentre outros objetivos e benefícios, a descoberta de novos talentos para o esporte paralímpico.

O CPB através da Academia Paralímpica Brasileira, realiza anualmente as Paralimpíadas Escolares destinadas a atender jovens com deficiência de 12 a 17 anos, matriculados e inseridos no contexto escolar (regular ou especializado), das 27 Unidades Federativas do Brasil, que competem em 10 modalidades Paralímpicas.

Percebeu-se neste período, que profissionais envolvidos com esporte paralímpico, conseguem detectar novos talentos através de atividades diárias desenvolvidas em associações, escolas, institutos e outras organizações especializadas de seus respectivos estados, o que permite a renovação e o aprimoramento técnico de atletas com deficiência do nosso país.

Dessa forma, I Seminário Internacional de Esporte Paralímpico Escolar tem como proposta disponibilizar conhecimentos especializados aos profissionais que atuam nestas instituições de ensino, principalmente para aqueles que participam das Paralímpiadas Escolares, oferecendo um embasamento teórico-prático de qualidade para o atendimento do aluno com deficiência de todo o Brasil.

Arquivo