Resumo

O presente trabalho objetivou identificar e descrever as habilidades requeridas em um conjunto de brincadeiras tradicionais brasileiras. O procedimento utilizado para identificar quais as habilidades requeridas e elaborar uma sistematização para análise de tais atividades baseou-se no método de análise ocupacional proposto por Cubie (in Kielhofner, 1985). As brincadeiras analisadas foram aplicadas em um grupo de 15 crianças de 8 e 9 anos de idade, alunos de uma escola pública da cidade de São Carlos - SP. O trabalho foi realizado nas seguintes etapas: aplicação e filmagem das brincadeiras, observação das filmagens, descrição das brincadeiras e do ambiente onde foram realizadas, descrição da dinâmica das brincadeiras e da organização social das crianças, identificação e definição das habilidades envolvidas nas mesmas. Os resultados obtidos a partir da análise permitiram: 1) identificar e definir as habilidades requeridas nas brincadeiras estudadas; 2) dividi-las em três categorias: Competição entre equipes, Competição entre Crianças e Sem Competição e 3) comparar as análises das brincadeiras com as habilidades e subcategorias de habilidades identificadas. Este tipo de análise demonstrou ser aplicável a um grande número de brincadeiras, não se restringindo àquelas pertencentes à amostra escolhida para essa pesquisa, podendo fornecer informações importantes acerca do brincar, de brincadeiras grupais e do desempenho da criança ou grupo ao executá-las.

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