Análise da Assimetria nos Padrões Fundamentais Arremessar e Chutar em Crianças
Por Ilca Santos (Autor), Guilherme Menezes Lage (Autor), Adriana Calvacante (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor).
Em Revista Portuguesa de Ciências do Desporto v. 6, n 2, 2006. Da página 188 a 193
Resumo
RESUMO A assimetria de desempenho nos padrões fundamentais arremessar e chutar foi analisada em 46 crianças, de ambos os sexos, entre 6 e 7 anos de idade. As crianças executaram 3 tentativas do arremesso e do chute com cada membro. O desempenho dos membros contralaterais foi analisado qualitativamente através do protocolo de McClenaghan e Gallahue (7). As análises do número de observações dos padrões fundamentais arremesso e chute indicaram efeitos de assimetria nos estágios inicial, elementar e maduro. Os resultados foram discutidos em termos de uma necessidade de desenvolvimento bilateral dos padrões fundamentais na infância. Palavras-chave: padrões motores fundamentais, assimetria, arremesso, chute.