Resumo

O objetivo de nosso estudo foi analisar aulas de educação física através da superposição dos Sistemas de Análise de Ensino FaMOC (Faria Junior, 1980) e Underwood (Gordon, L. 1978). Os sistemas de análise de ensino permitem observar, classificar, descrever, entre outros, fenômenos que ocorrem durante os períodos de ensino. Possibilitam verificar tais momentos fornecendo subsídios aos professores para a melhoria ou correção do ensino ministrado. Para este estudo os sistemas de análise de ensino Underwood e FaMOC foram os que se mostraram mais apropriados. Os sistemas utilizados são considerados válidos, critério de exaustividade e a fidedignidade foi determinada usando-se o W de Kendall obtendo-se um índice entre 0,87 e 0,95 para o FaMOC. O sistema de Underwood foi testado experimentalmente através de um estudo piloto no Nonington College of Physical Education. No contexto brasileiro, foi testado diversas vezes e sua fidedignidade obteve pelo coeficiente de Scott um índice de 0,96. Foi considerado válido nos seguintes critérios: conteúdo, construto e exaustividade como noção de validade. A pesquisa abrangeu três professores da equipe que ministra aulas de voleibol em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. A atuação didático-pedagógica dos professores envolvidos neste estudo foi estudada através do espectro da comunicação oral. A coleta de dados executou-se através da gravação com sistemas de videocassete e microgravador. Foram gravadas e analisadas 15% (quinze por cento) da aulas dos professores escolhidos no período de Março a Julho de 1995. O tratamento estatístico deu-se segundo as fórmulas próprias dos sistemas. Também foi demonstrado uma nova concepção para o balizamento (período de análise), mixando os dois sistemas, comprovando o acerto do tratamento idealizado para a análise. Desenvolveu-se um programa de computador, para funcionar em Windows (FaMOC for Windows), reduzindo a duração do tempo de análise de uma aula, após a gravação, para menos de uma hora, incluindo a produção de gráficos. A utilização dos sistemas trará um novo tipo de trabalho que contribuirá na evolução da prática da análise de ensino. O aproveitamento e a utilização de novas técnicas proporcionaram maior número de informações possíveis, para todos que se propõem a trabalhar com a análise e avaliação do ensino, peças fundamentais no desenvolvimento das atividades ligadas à educação física e ao desporto.

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