Resumo

Este estudo descritivo comparativo teve como objetivo analisar as variáveis cinemáticas das saídas Grab Start e Track Start no nado crawl em nadadores infanto-juvenis. Fizeram parte da amostra 25 nadadores com idades entre 10 e 15 anos. A coleta de dados foi realizada na piscina do DEF/UEM. Foram utilizados como instrumentos de medida: ficha dos dados pessoais dos nadadores, três filmadoras digitais Panasonic, cronômetro manual, sincronizador sonoro e visual e sistema calibrador para referência espacial. Na coleta de dados cada nadador realizou três tiros de 25 metros em nado crawl para cada tipo de saída e tinham afixado em pontos anatômicos do corpo marcadores retrorefletores. As imagens foram gravadas em MiniDv e editadas utilizando-se o software Pinnacle Studio Plus versão 9.4. Para analise das variáveis cinemáticas foram marcados os pontos num sistema bidimensional utilizando o software Digital Video for Biomechanics for Windows (DVIDEOW). Os cálculos para determinar os valores dos pontos identificados nos eixos "X e Y" foram realizados no software para calculo numérico Matlab 7.4. Os dados obtidos foram tratados utilizando-se estatística não paramétrica, teste de Mann-Whitney e correlação de Spearman. As variáveis tempo de bloco, e distância de vôo apresentaram diferença estatisticamente significativa entre as saídas grab e track start. O ângulo de saída de sobre o bloco se correlacionou positivamente com a distância e o tempo de vôo para saída grab-start e para saída track-start. Concluiu-se que o tempo de bloco é menor na saída tipo track-start. A maior distância de voo é alcançada a partir da saída tipo grab-start. Menores tempos de bloco favorecem menores tempos de saída até a distância de 10 metros e o tempo total de nado até os 25 metros. Os nadadores que decolam do bloco com maiores ângulos de saída conseguem maiores distâncias e tempos de voo para ambos os tipos de saída. Maiores distâncias de voo possibilitam menores tempos de saída até os 10 primeiros metros de nado para saída track-start.

Acessar Arquivo