Análise Cinemática e Eletromiográfica do Efeito Agudo da Caminhada em Diferentes Velocidades e Inclinações: Um Estudo Piloto
Por Elren Passos Monteiro (Autor), Giane Veiga Liedtke (Autor), Natalia Andrea Gomeñuka (Autor), Leandro Tolfo Franzoni (Autor), Flávia Gomes Martinez (Autor), Luiz Fernando Martins Kruel (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O objetivo do presente estudo é avaliar o efeito da caminhada sobre os parâmetros espaço-temporais e a atividade eletromiográfica (EMG) dos membros inferiores nas fases de apoio e balanço da caminhada em esteira em diferentes velocidades e inclinações. A amostra foi constituída por um sujeito jovem saudável sedentário, idade de 21 anos, estatura 1,78m e massa corporal 78kg. Analisou-se o comportamento da ativação eletromiográfica dos músculos Vasto Lateral (VT), Tibial Anterior (TA) e Gastrocnêmio Lateral (GAST) durante cinco ciclos de passadas em caminhada na esteira em 3 velocidades (3,5, 4,5 e 5,5 km.h-1 ) em duas diferentes situações de inclinação (0% e +10%). Os parâmetros espaço-temporais e o sinal eletromiográfico aumentam com o incremento da velocidade e inclinações.