Análise Cinemática do Golpe Sam Pan Tchoy do Kung Fu
Por Lia Cristina de Menezes (Autor), Mônica Helena Neves Pereira Pinheiro (Autor), Ralciney Marcio Cavalcante Barbosa (Autor), Túlio Luiz Banja (Autor), Manoel da Cunha Costa (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
Este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento das variáveis cinemáticas do golpe Sam pan tchoy do kung fu em um atleta veterano e outro recém-graduado.
Métodos e resultados:
A amostra deste estudo foi constituída por dois atletas; (A) com mais de trinta e (B) com nove anos de prática. Para obtenção das imagens foram utilizadas duas câmeras de vídeo a 240hz. A análise (3D) dos dados foi realizada através do Software da empresa Peak Performance/VICON, o Motus V.4.0. Foram realizadas 3 execuções para cada atleta e os valores analisados, foram velocidades do ombro, cotovelo e punho (esquerdo e direito) medidas no eixo x (que correspondia a direção dos golpes) e os picos das velocidades angulares dos ombros esquerdo (na abdução horizontal) e direito (na adução horizontal), cotovelo esquerdo (na extensão) e o cotovelo direito (na flexão) de cada execução. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas na velocidade linear do punho e ombro esquerdo e na velocidade angular nos cotovelos direito e esquerdo para p≥0,05). Os resultados de pico de velocidades dos pontos cotovelo e ombro, quando relacionados aos valores angulares apresentam resultados controversos.
Conclusão:
Apesar de mais veloz, o atleta B apresentou uma técnica menos apurada que o atleta A, provavelmente pelo tempo de prática. A medida de tempo entre os dois golpes, bem como os valores dos picos de velocidades, apresentaram ser uma importante medida para a comparação entre golpes que apresentem essa característica. Torna-se necessária a aplicação desse método em mais indivíduos e em um número maior de amostras.