Resumo

Objetivos:
Este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento das variáveis cinemáticas do golpe Sam pan tchoy do kung fu em um atleta veterano e outro recém-graduado.

Métodos e resultados:
A amostra deste estudo foi constituída por dois atletas; (A) com mais de trinta e (B) com nove anos de prática. Para obtenção das imagens foram utilizadas duas câmeras de vídeo a 240hz. A análise (3D) dos dados foi realizada através do Software da empresa Peak Performance/VICON, o Motus V.4.0. Foram realizadas 3 execuções para cada atleta e os valores analisados, foram velocidades do ombro, cotovelo e punho (esquerdo e direito) medidas no eixo x (que correspondia a direção dos golpes) e os picos das velocidades angulares dos ombros esquerdo (na abdução horizontal) e direito (na adução horizontal), cotovelo esquerdo (na extensão) e o cotovelo direito (na flexão) de cada execução. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas na velocidade linear do punho e ombro esquerdo e na velocidade angular nos cotovelos direito e esquerdo para p≥0,05). Os resultados de pico de velocidades dos pontos cotovelo e ombro, quando relacionados aos valores angulares apresentam resultados controversos.

Conclusão:
Apesar de mais veloz, o atleta B apresentou uma técnica menos apurada que o atleta  A, provavelmente pelo tempo de prática. A medida de tempo entre os dois golpes, bem como os valores dos picos de velocidades, apresentaram ser uma importante medida para a comparação entre golpes que apresentem essa característica. Torna-se necessária a aplicação desse método em mais indivíduos e em um número maior de amostras.